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Nascida há milhares de anos nos campos de batalha, a estratégia já se tornou uma ferramenta indispensável para que gestores e executivos consigam conduzir seus negócios em direção a vantagens competitivas e sustentabilidade no longo prazo.
Em tempos de competitividade acirrada e mudanças cada vez mais aceleradas, as organizações precisam se reinventar diariamente para que possam continuar satisfazendo seus consumidores. Toda essa movimentação nos mercados, entretanto, se torna mais simples e controlada quando sua empresa conta com uma gestão estratégica eficiente.
Conheça os 5 passos fundamentais para alcançar esse objetivo e direcionar seu negócio para o sucesso!
1. Análise
Para fazer movimentações inteligentes no mercado, uma empresa precisa conhecer a fundo não somente sua própria estrutura física, tecnológica e humana, mas também o mercado no qual irá atuar em todo seu potencial de crescimento e suas tendências, dinâmicas, regras e segmentos.
Por isso, o primeiro passo é analisar as forças e fraquezas da empresa, as ameaças (impostas por concorrentes, legislações e outros fatores) e as oportunidades que se apresentam. As principais ferramentas utilizadas nessa etapa são a matriz SWOT e o modelo das 5 forças de Porter.
2. Planejamento
Após conhecer melhor sua realidade e o contexto externo, os gestores poderão definir objetivos estratégicos mais assertivos e avaliar quais iniciativas serão necessárias para atingi-los.
E esse é justamente o segundo passo da implementação da gestão estratégica: a formulação de um plano com objetivos, metas e prazos da organização, tanto os mais abrangentes quanto os mais específicos (desdobrados para setores e funcionários).
Nessa fase, a empresa também irá conceber ou rever sua missão e visão, pois esses princípios irão nortear as equipes diariamente na busca dos objetivos.
3. Comunicação
Um importante aspecto de uma gestão estratégica eficiente é a comunicação do planejamento a todas as pessoas envolvidas em sua execução. Somente assim cada colaborador saberá exatamente o que deve fazer no dia a dia para contribuir para os resultados do negócio, se sentindo mais motivado a dar um esforço extra.
4. Implementação
A execução do plano é o momento em que a maioria das empresas falha. Aqui, é fundamental que projetos e processos sejam acompanhados periodicamente por meio de indicadores de desempenho. Com esse cuidado no monitoramento, os gestores e equipes poderão identificar as correções de rotas imediatas necessárias para que a empresa consiga alcançar seus objetivos no longo prazo.
Nessa etapa, as mudanças de cenário podem trazer à tona estratégias alternativas, exigindo que os gestores avaliem se é preciso que a empresa mude seu posicionamento em busca de melhores resultados.
5. Aprendizado
Após o ciclo de análise, planejamento, execução e monitoramento chegar ao fim, chegou a hora de aprender com o passado! Nesse momento, sua empresa precisa identificar as causas para os problemas que se apresentaram durante a execução dos processos e projetos, para que possa definir objetivos e metas mais realistas no próximo ciclo.
Vale ressaltar que, para fazer com que a gestão estratégica funcione de forma primorosa, sua empresa pode adotar ferramentas informatizadas que ajudam em cada uma das etapas já mencionadas, facilitando a documentação das informações e a comunicação entre todas as partes envolvidas.
E você? Acredita que a gestão estratégica faz diferença no dia a dia das empresas nos mercados modernos? Deixe seu comentário para dividir suas dúvidas e experiências conosco!