fbpx

3 dicas para o Gerenciamento de Projetos na Construção Civil

Tempo de leitura: 3 minutos

O salto no número de construções nos últimos anos no Brasil exigiu que o mercado corresse atrás de profissionais capazes de profissionalizar a Gestão de Projetos na área. O aumento da demanda, com o acréscimo da necessidade de manter obras cada vez mais eficientes, culminou na criação de um vasto mercado para gestores atualizados e capazes de compreender este novo cenário no qual se insere a construção civil.

Juntamente com este contexto, aumentaram também as exigências em relação aos candidatos à vaga de gestor de projetos. Se antes o conhecimento técnico era fundamental, atualmente leva-se em conta, como características indispensáveis, a capacidade de gerenciar pessoas, recursos, tempos e crises, fatores presentes e impactantes para qualquer tipo de obra.

Diante de tantas mudanças no cenário da construção civil, listamos 3 dicas fundamentais para os Gerentes de Projetos que estão atuando – ou irão atuar – no segmento. Confira!

construção civil

Acompanhe o desempenho

Medir o desempenho da obra é o requisito básico que um Gerente de Projetos deve dominar nesse tipo de gestão. No que diz respeito à mensuração do processo, é preciso considerar o uso de recursos, tempo, equipe e, principalmente, o orçamento da construção. Ainda que “o estouro de orçamento” seja considerado um problema normal do percurso, um bom gestor nunca assume o projeto com este fato já em mente.

Acompanhar o desempenho da obra, estabelecendo métricas que permitam uma análise profunda, possibilitará ao gerente aplicar os recursos da melhor maneira possível, aumentando a eficiência e cumprindo prazos de entrega.

Atenha-se ao planejamento

É comum que uma obra de construção civil conte com a figura do “tocador de obra”. O pedreiro ou mestre de obras com larga experiência em construções pode não seguir o que foi planejado, encaminhando a obra e tomando decisões de acordo com o seu conhecimento.

Neste cenário, é papel do gerente lançar mão de uma boa gestão de pessoas e convencer a equipe de que é fundamental seguir o planejamento estipulado, inclusive para que a obra seja entregue do modo e no tempo previstos. Ignorar a atuação equivocada de certos operários, acreditando que irão mudar de comportamento ao longo da construção, pode levar a obra para um caminho de erros e problemas sem volta. Mantenha a obra atada ao planejamento – de outra forma, o risco de enganos e atrasos é alto.

Manter o pulso firme, ao mesmo tempo em que administra crises é, também, um papel inerente ao Gerente de Projetos.

Custo e retorno do gerenciamento de projetos

A presença do Gerente de Projetos ainda não está completamente inserida no meio de empreiteiras e incorporadoras. O motivo é simples: por estarem há um longo tempo no ramo, estas empresas acreditam que não precisam alterar sua gestão, e que atrasos e estouros de orçamento fazem parte do esquema de toda obra.

O fato de estas problemáticas serem comuns no andamento das obras, no entanto, não quer dizer que devam ser encaradas como aceitáveis ou não passíveis de melhorias. O Gerente de Projetos, neste caso, precisa atuar no sentido de demonstrar para estas empresas os benefícios que o tornam uma figura indispensável para qualquer obra. Mais do que isso, ao adotar práticas modernas de gestão e eficiência, este profissional comprova para as organizações de construção civil que um bom gerenciamento é capaz de torná-las muito mais lucrativas e competitivas, conquistando liderança e excelência no mercado.

Mesmo considerando o crescimento do segmento da construção civil (e principalmente devido a ele), o Gerenciamento de Projetos nunca deixou de ser um componente fundamental do processo. Seja para tornar a obra mais eficiente ou financeiramente viável, seja para manter a equipe trabalhando de forma organizada e produtiva, a função do Gerente de Projetos na área consolida-se como um fator de grande relevância.

E você, conhece outra dica essencial para o bom Gerenciamento de Projetos na construção civil? Não deixe de compartilhar sua experiência conosco nos comentários!