fbpx

Claims: prevenindo Pleitos avaliando mudanças

Tempo de leitura: 3 minutos

Escopo mal definido irá gerar mudanças. Escopo bem definido irá gerar mudanças. Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. O importante nos 2 casos é saber que mudanças irão ocorrer e precisam ser sistematicamente analisadas e seus impactos tratados. Qual a implicação disso para Gestão de Pleitos?

Partindo do pressuposto que os projetos serão realizados sob pressões de tempo e custo, o escopo não ficará de lado nesta incursão de falhas e provocações do entorno do empreendimento. Avaliando de maneira mais prática vamos ver que as mudanças irão ocorrer por uma série de razões e precisarão ser identificadas e tratadas, para o bem da tríade escopo++custo++tempo.

Uma mudança irá originar uma reivindicação que culminará no Pleito. O Pleito não é em si a solução do problema, é preciso avaliar de forma mas global o que ocorre no empreendimento e na verdade prevenir seu surgimento.

Mas como prevenir algo que originam de uma mudança e as mudanças sempre irão ocorrer?

Existem 2 caminhos: o primeiro passa por uma boa elaboração e planejamento do projeto antes da sua fase de contratações no mercado, ou seja, antes de contratar qualquer fornecedor para qualquer etapa do empreendimento é necessário ter uma fase de maturação do que se vai comprar. Com isso e um contrato bem escrito, as mudanças poderão ser prevenidas e os pleitos evitados.

O segundo caminho, não muito mais fácil que o primeiro, mais real e comum, é cuidar das mudança quando ela surge. Isso implicará em realizar uma análise da alteração do objeto e identificar suas origens e responsabilidades (por que não as co-responsabilidades também?). Caso não seja tratada adequadamente, a mudança irá causar o desequilíbrio econômico e financeiro do projeto.

Qualquer peso a mais para Contratante ou Contratada irá desequilibrar o Projeto
Qualquer peso a mais para Contratante ou Contratada irá desequilibrar o Projeto

 

Em qual momento caberia esta avaliação ou análise da mudança de escopo? Vamos acompanhar o seguinte raciocínio:

– você está acompanhando (fiscalizando) um contrato por parte da Contratante
– para tal é necessário conhecer bem o Escopo e o Contrato (e cada um de seus anexos)
– como você acompanha diariamente (diligenciamento, inspeção, visita de campo, análise de RDO´s, reuniões de progresso, etc) você ficará atenta a qualquer mudança de Escopo
– essa mudança poderá ser provocada pela Contratante (que pede algo a mais ou por ter projetos ruins pede alterações) ou pela Contratada (que realiza a seu bel prazer e depois quer cobrar – diga-se , aumentar seu faturamento)
– a mudança também pode ser realizada devido a eventos de força maior (greve, manifestação, motim, etc) ou evento da natureza (chuva, vendaval, etc) ou até mesmo alterações do mercado (subida de preços, falta de materiais nos fornecedores, falta de mão de obra, etc)
– em qualquer um dos casos a mudança precisa ser sistematizada, analisada, questionada, a melhor forma de fazer isso profissionalmente é através de um Relatório de Mudança de Objeto
– a mudança somente poderá ser implementada após a aprovação do Pleito, pois a sequência é Relatório de Mudança de Objeto -> Reivindicação -> Pleito -> Aprovação do Pleito (Aditivo Contratual)

Sempre que o Escopo estiver sendo alterado devido a uma mudança ocorrida, esse é o momento mais certo para avaliar a mudança de objeto (ou de escopo).

Atuando desta forma a prevenção de Pleito será mais eficaz e irá contribuir para garantir o equilíbrio do projeto.