fbpx

10 eventos sobre gerenciamento de projetos que você deveria ir

Tempo de leitura: 5 minutos

No Brasil, inúmeros congressos, conferências, happy hours e seminários sobre gerenciamento de projetos são realizados a cada ano, promovendo as novidades e tendências na área. Estes eventos, além de abordarem as questões fundamentais sobre a gestão eficiente de projetos, possibilitam a troca de experiências entre todos os envolvidos e a discussão sobre melhores práticas. Como também a análise de casos de sucesso vivenciados por importantes organizações, servindo de ponto de partida para novas iniciativas empresariais.

Aqui neste post, separamos os 10 eventos importantes que você pode participar para melhorar a gestão dos projetos na sua empresa. Confira a seguir:

Conheça 10 eventos sobre gerenciamento de projetos que você não pode perder:

1. Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos

SIGP (Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos) realizado pelo PMI São Paulo, é considerado um dos maiores e mais importantes da área de Gerenciamento de Projetos do Brasil. Seu principal objetivo é disseminar as melhores práticas em gerenciamento de projetos, através de palestrantes, especialistas do cenário nacional e internacional e membros da comunidade acadêmica de inúmeras instituições de ensino do Brasil. Para os congressistas, o evento proporciona uma oportunidade para aperfeiçoar a capacitação em gerenciamento de projetos e gerar novas oportunidades para sua empresa.

2. Congresso Paranaense de Gerenciamento de Projetos

CPGP (Congresso Paranaense de Gerenciamento de Projetos) é um evento realizado há 12 anos no Estado do Paraná, divulgando as boas práticas de Gerenciamento de Projetos para centenas de estudantes, profissionais e empresários. Nele, são discutidas as técnicas, ferramentas e metodologias que devem ser aplicadas no dia a dia das empresas, visando reduzir as falhas relacionadas a tempo, custo, escopo, entre outras e melhorar a eficiência e o aumento na taxa de sucesso dos projetos.

3. Agile Brazil

Agile Brazil é uma conferência brasileira sem fins lucrativo, no entanto, muito relevante sobre Métodos Ágeis de desenvolvimento de projetos. O evento conta com uma programação diversificada, que inclui tutoriais, palestras e workshops selecionados por especialistas em metodologias ágeis de diversas partes do país. Seu principal objetivo é atingir líderes, gestores, desenvolvedores e fornecedores de serviços de softwares e promover a integração do ecossistema ágil com o de grandes empresas, assim como das startups e do Governo. Os programas reúnem temas como auto-organização, novos modelos de gestão de pessoas, formação e desenvolvimento de equipes e práticas do PMBOK aplicadas a projetos ágeis.

4. Café com projetos

Café com projetos é realizado em parceria com o IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), e conta com a participação de alunos e filiados do instituto. Nele, são apresentadas diversas metodologias, como o Dragon Dreaming, um método australiano de elaboração criativa de projetos que visa promover o crescimento pessoal, e o modelo de Canvas, que consiste em reunir todos os conceitos necessários para a elaboração do projeto em um só plano.

5. Ciclo de Palestras da Serra Gaúcha

Ciclo de Palestras da Serra Gaúcha é um evento organizado pelo Branch Serra Gaúcha do PMI-RS em Caxias do Sul, em parceria com a UCS (Universidade de Caxias do Sul). A programação é formada por um dia inteiro de palestras conceituais, workshops, debates e cases de sucesso, abordando temas como planejamento estratégico, maturidade em gestão de riscos e gerenciamento ágil de projetos.

6. Fórum Global de Gerenciamento de Projetos do PMI Rio

Fórum Global de Gerenciamento de Projetos do PMI é um evento internacional realizado no Rio de Janeiro, sendo ideal para aqueles profissionais que desejam ter acesso ao que há de mais atual na área de Gerenciamento de Projetos no Brasil e ampliar sua rede de contatos. Nele, especialistas e profissionais renomados abordam tendências e práticas de gerenciamento de projetos, análise de risco, engajamento e mobilização, inovação e boas práticas e gestão de carreira.

7. Happy Hour PMI Santa Catarina

PMI Santa Catarina costuma preparar inúmeros eventos especiais no estado, entre eles os Happy Hours nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Criciúma, Blumenau e Joinville. Os encontros reúnem profissionais e parceiros para discutirem acerca das novidades e tendências na área de gerenciamento de projetos. Há também mini palestras, que abordam as boas práticas de gestão e os modelos aplicados no mercado que obtiveram resultados eficientes, comprovados através de casos de estudo apresentados por outras empresas.

8. Congresso Sergipano de Gerenciamento de Projetos

CSGP (Congresso Sergipano de Gerenciamento de Projetos) é um evento promovido pelo PMI Sergipe, com o objetivo de disseminar as melhores práticas de projetos para centenas de profissionais e empresas. Entre os temas abordados pelos palestrantes na última edição, destaca-se o “vencendo a crise com agilidade e estratégia”, que ganhou amplo destaque em todo o País.

9. Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI AM

Desde o ano de 2009, o Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia é realizado anualmente, disseminando as melhores práticas em gerenciamento de projetos com uma programação que envolve palestras, debates, estudos de casos e workshops. Os palestrantes abordam as áreas de conhecimento do PMBOK Guide por meio de projetos voltados para a vida profissional e pessoal, além de mostrarem como alcançar nossos objetivos aplicando o gerenciamento de projetos.

10. Conferência de Gerenciamento de Projetos do PMI PE

Conferência de Gerenciamento de Projetos é um evento organizado pelo PMI PE em Pernambuco, com o intuito de facilitar a troca de experiências entre os participantes e ampliar seus contatos com diversos profissionais atuantes no mercado. Em sua última edição, a conferência abordou as questões relacionadas a gestão de mudanças que tratam da transição de uma organização e a boa execução de projetos para entregar os resultados e benefícios esperados.

Quais destes eventos você já participou? Que outros você marca presença anualmente, mas não estão listados aqui? Conte para a gente nos comentários!