Você trabalha com Gestão de Projetos? Saiba agora o impacto do uso da Inteligência Artificial em suas atividades!

Caso você tenha acompanhado a evolução da Inteligência Artificial nos últimos anos, certamente se pergunta como ela pode afetar seu dia-a-dia na condução de seus projetos. Bom, tenho uma boa e outra boa notícia para você, Gerente de Projetos.

A boa! Projetos de IA demandam gerentes de projetos qualificados!

A inteligência artificial acarretará um aumento nos trabalhos de gerenciamento de projetos nos próximos três anos, indicando a importância do papel de um gerente de projetos na adoção da IA. À medida que o número de projetos de IA aumenta, aumenta também o número de pessoas que gerenciam esses projetos:

No relatório  PMI’s Pulse of the Profession survey, do Project Management Institute, 27% dos entrevistados disseram que a IA levará à criação de mais empregos de gerenciamento de projetos. A IA elimina tarefas, em vez de tarefas de gerenciamento de projetos. Simplesmente muda para onde os profissionais do projeto gastam seu tempo, permitindo que se concentrem em aspectos mais criativos e estratégicos de seu trabalho”.

“Embora haja um medo de que a IA substitua os empregos, ela tem – e continuará – para abrir oportunidades para os gerentes de projeto”, disse Mike DePrisco, vice-presidente de soluções globais do PMI.

O ritmo acelerado do avanço tecnológico – incluindo a IA – exige uma força de trabalho pronta para qualquer desafio.

A medida que mais organizações passam por esforços complexos de mudança, o papel do profissional do projeto só continuará crescendo em importância. A capacidade de avaliar rapidamente os desafios da entrega do projeto e adaptar a abordagem da entrega é essencial para transformar a estratégia em realidade – e a corrida para a IA domínio não é exceção.

A outra boa notícia! IA vai alterar substancialmente a forma como você gerencia seus projetos! E você vai gostar disso!

A tecnologia de inteligência artificial (IA), como aprendizado profundo e automação de processos, está mudando a maneira como os projetos são gerenciados hoje e terão um efeito ainda maior amanhã.

A inteligência artificial (IA) permeou as operações da empresa a tal ponto que agora determina o sucesso de uma organização, inclusive na área de gerenciamento de projetos. Em um relatório, o Project Management Institute (PMI) examina como seis tecnologias de IA estão afetando os gerentes de projetos atuais e afetarão as operações de gerenciamento de projetos no futuro. No relatório  AI Innovators: Cracking the Code on Project Performance (2019) foi divulgado que, nos próximos três anos, os profissionais do projeto esperam que o uso geral de IA salte de 23% para 37% e a maioria dos entrevistados (81%) disse que suas organizações estão atualmente em uso. afetado pelas tecnologias de IA.

“Os líderes do projeto estão nos estágios iniciais de adoção da IA para otimizar – e melhorar – o trabalho do projeto. As tecnologias da IA já estão contribuindo para maior produtividade e melhor qualidade”, disse Mark Broome, diretor de dados do PMI.

IA na Gestão de Projetos

6 Tecnologias que vão mudar a forma como você gerencia seus projetos

1) Knowledge-Based Systems:

Os Sistemas Baseados no Conhecimento (Knowledge-Based Systems) usam aprendizado de máquina e geração de linguagem natural para criar a documentação do projeto. Sabemos que a elaboração desta documentação ainda é um fardo para Gerentes de Projeto. Você deve saber bem do esforço necessário para manter uma documentação em dia, mesmo que mais simplificada.
 
Nos próximos anos, o impacto dos sistemas baseados em conhecimento nas organizações saltará de 37% para 71%, segundo o relatório. O processamento de linguagem natural e os algoritmos de aprendizado de máquina ajudarão o gerente de projeto a desenvolver planos precisos

O aprendizado de uma infinidade de projetos executados anteriormente e artefatos de gerenciamento de projetos já produzidos serão utilizados para treinar a IA ajudar efetivamente o gerente de projetos em todos os aspectos do gerenciamento de projetos, incluindo elaboração do termo de abertura, planejamento de escopo, elaboração do plano do projeto, desenvolvimento de contratos, estimativa de tempo e recursos, comunicações, identificação e gerenciamento de riscos.

2) Machine Learning:

O desenvolvimento do aprendizado de máquina, ou Machine Learning está em seus estágios iniciais de uso para gerenciamento de projetos, disse Broome, no entanto, 31% das organizações foram impactadas pelo aprendizado de máquina e 69% esperam um impacto futuro alto ou moderado, de acordo com o relatório.

O aprendizado de máquina está no centro de muitas outras tecnologias de IA nesta lista. No geral, a experiência do aprendizado de máquina está em encontrar padrões. E caso você já possua uma base de registro de projetos em um sistema PPM (Project and Portfólio Management), por exemplo, o aprendizado de máquina pode observar um cronograma, estudar padrões e identificar áreas onde os projetos podem ser acelerados.

3) Decision Management:

A IA pode desempenhar um papel fundamental para ajudar os gerentes de projeto a tomar decisões cruciais, Decision Management. Atualmente, 29% das organizações já foram afetadas pelo gerenciamento de decisões, mas 68% esperam um impacto futuro alto ou moderado, segundo o relatório.

“Como as decisões precisam ser tomadas ao longo do projeto, os gerentes de projeto contarão com modelos preditivos para avaliar as opções e selecionar aquelas que oferecem a maior probabilidade de um resultado positivo”, disse Broome.

É também aqui que entram os algoritmos de aprendizado de máquina, pois eles podem mostrar quais erros são recorrentes em um tipo de projeto, por exemplo, e ajudar os gerentes de projeto a tomar decisões de acordo.

4) Sistemas Especialistas:

Andando de mãos dadas com o gerenciamento de decisões, os sistemas especialistas também fornecem aos gerentes de projeto um pensamento especializado. Cerca de 21% das organizações já foram impactadas por sistemas especialistas e 64% esperam um impacto futuro alto ou moderado, segundo o relatório.

Você pode lançar mão de algoritmos baseados em árvores de decisão, carregá-los com dados de projetos já executados e facilitar o aprendizado de máquina. Mais uma vez é importante manter uma base de dados confiável em um sistema PPM.

A ferramenta pode analisar padrões de decisões de especialistas e extrair insights com base nelas, fornecendo insumos importantes para o gerente de projetos.

5) Deep Learning

Uma técnica de aprendizado de máquina, o aprendizado profundo impactou 21% das organizações e 63% esperam um impacto futuro alto ou moderado, segundo o relatório.

“Os modelos avançados de previsão e aprendizado profundo ajudarão a prever atividades de esforço de trabalho, rastrear o progresso do projeto e atualizar as previsões à medida que o projeto progride”, disse Broome.

O aprendizado profundo é muito bom em sistemas de reconhecimento, fala e conversação. Os modelos de aprendizado profundo necessitam de uma boa base de dados, portanto, quanto mais dados um gerente de projeto tiver, mais preciso será o sistema de aprendizado profundo.

6) Robotic Process Automation:

“A Automação de Processos Robóticos (RPA) parece ser uma das primeiras tecnologias a dar suporte às tarefas administrativas dos gerentes de projetos”, afirmou Broome. “Muitos outros avanços devem ser antecipados no futuro.”

Esse avanço antecipado é preciso, pois 21% das organizações já foram impactadas pela RPA, mas 62% esperam um impacto futuro alto ou moderado, segundo o relatório. O RPA é mais benéfico para tarefas repetitivas e complicadas, disse Broome.

Podemos assumir o RPA como a porta de entrada para a IA. Ele recebeu um grande empurrão por causa de quão relativamente fácil é automatizar sistemas que tradicionalmente não eram automatizados, o que se pode verificar na Gestão de Projetos.

Um exemplo de RPA em ação é com faturas, que normalmente envolvem alguém que aprova faturas de pagamento e as coloca em um sistema de pagamento, mas muitas dessas etapas podem ser automatizadas com essa tecnologia.

Nos próximos anos, a IA continuará crescendo. À medida que essas seis tecnologias se desenvolvem, os gerentes de projeto verão um maior uso de seus recursos.

Para obter os maiores benefícios da IA, os gerentes de projeto devem adotar sistemas de IA que extraem informações de várias fontes, oferecem oportunidades mais profundas para uma melhor tomada de decisão, oferecem um planejamento eficiente e detalhado do projeto e preveem resultados com precisão, disse Daniel Stang, vice-presidente de pesquisa da Gartner .

Importante!

Agora as dica finais.

  1. Mantenha-se atualizado quanto a estas tendências tecnológicas
  2. Explore novas tecnologias de Inteligência Artificial em seus projetos.
  3. Automatize rotinas que não agregam valor à gestão
  4. Foque seu tempo em análises e discussão de dados ricos em seu projeto
  5. Estude, Estude, Estude!

Sucesso nos projetos!

Fonte: https://www.techrepublic.com/article/pmi-these-6-ai-technologies-will-dramatically-reshape-enterprise-project-management/

Sobre Hayala Curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da NetProject. Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.