fbpx

Projetos atrasados? Equipe desmotivada? Perdeu o controle do projeto? Saiba como Netproject pode te ajudar.

Tempo de leitura: 4 minutos

Todo mundo sabe que montar uma boa equipe é muito mais do que reunir excelentes funcionários e com super currículos. E, quando o assunto é comandar essa equipe, o gestor é o responsável por dar estrutura de trabalho e guiar o grupo para apresentar resultados positivos. Ainda assim, o que fazer quando nos deparamos com uma equipe desmotivada, acomodada e que não busca a inovação? Eis alguns pontos para reflexão:

  • Conhecer bem a equipe e seus gestores;
  • Criar uma comunicação transparente com os colaboradores;
  • Definir metas para gerar comprometimento;
  • Conceder gratificações como reconhecimento pelas metas atingidas;
  • Implementar programas de formação, treinamentos, eventos, palestras e cursos;
  • Criar novos desafios que envolvam desenvolvimento de novas habilidades;
  • Conceder recompensas, como day-off coletivo, viagens em time e happy hours.

Uma equipe pode estar sem motivação pode diversos motivos. Quando isso acontece, a única certeza é que o gerente precisa modificar esse cenário, estimulando os funcionários a sair da zona de conforto e alcançar outros objetivos dentro da instituição. Para resolver isso, envolva seus colaboradores nos processos de tomada de decisão, dando mais responsabilidades para cada um. Além disso, crie um programa de capacitação para renovar os ares e apresentar novos métodos e formas de trabalhar. Muitas empresas ainda não trabalham com gestão de projetos, por isso, as equipes desmotivadas e sem foco, acabam por perder o controle do trabalho, principalmente por não seguirem uma metodologia de planejamento.

Embora a demanda de projetos digitais no mercado tenha aumentado expressivamente, a pressa de ver estes projetos finalizados também cresceu de maneira exponencial. Agora é a corrida para ver quem entrega melhor e em menos tempo, pois o cliente quer o melhor projeto, com todas as fases de construção, com prazos de entrega menores.

E o que acontece nesta correria toda? Arestas não aparadas e muitas das coisas que se previa no início do projeto ficam para trás. Com estes prazos, aumento de demanda e integração de novas tecnologias, como os profissionais vão conseguir transitar dentro das fases do projeto até sua entrega sem que exista um método oficial para integrar a equipe? Simples, com uma gestão de projetos eficaz, balizada por um robusto software que ajude nesse trabalho.

O que é gestão de projetos?

Gerenciamento de projetos é a área da administração que aplica os conhecimentos, as habilidades e as técnicas para elaboração de atividades relacionadas a um conjunto de objetivos pré-estabelecidos, num determinado prazo, custo e qualidade, por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos.

De acordo com o PMBOK, a gerência de projetos pode ser aplicada como disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto, aumentando, ao mesmo tempo, as oportunidades de ocorrência de eventos favoráveis do projeto. O risco de fracasso, decorrente da ocorrência de ameaças, aumenta de acordo com a presença de incerteza do evento, e da sua probabilidade de ocorrência, durante todos os estágios do projeto.

O cenário atual exige reorganização estratégica das empresas com a criação de projetos que estejam alinhados com seu planejamento, desde que seja flexível e adaptável de maneira que se molde para garantir sua competitividade e sustentabilidade. A limitação de recursos é um dos principais problemas das empresas, por isso, devem ser investidos em projetos que gerem mais retorno: quando os recursos são utilizados para projetos não estratégicos, a competitividade da organização certamente será prejudicada.

Como NetProject pode ajudar?

Com o NetProject nunca foi tão fácil gerenciar projetos. O desafio da gestão de múltiplos projetos, vinculados à gestão estratégica da empresa é superado com o uso desse software. Elabore o Portfólio de Projetos da empresa, gerenciando objetivos e metas estratégicas, bem como priorizando projetos.

  • Comunicar e associar medidas e objetivos estratégicos;
  • Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;
  • Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas;
  • Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

Conclusão

Para a organização sobreviver e se tornar competitiva no cenário em que nos encontramos, sua estratégia e objetivos devem ser claros para todos os seus níveis, incluindo os gerentes de projetos, pois, sabendo o percurso que a empresa pretende percorrer, eles poderão ser mais criteriosos na seleção de projetos. No entanto, deve-se lembrar que a execução desses projetos possuirá mais chances de sucesso com um gerenciamento adequado, por essa razão, não se deve negligenciar as práticas de gerenciamento de projetos, como o PMBOK e a utilização de um software de gerenciamento como o NetProject.

Para o sucesso da organização, os processos de elaboração da estratégia e gerenciamento de projetos devem ser tratados com a mesma importância. Os projetos que não estão relacionados à estratégia podem, além de desmotivar a equipe, levar ao fracasso, diminuição de recursos disponíveis e insucesso da meta, assim como os projetos mal gerenciados, sem critérios de seleção e metodologia podem não alcançar ou atingir resultados ruins.