JIRA ou NetProject

Você já usa o Jira para controlar a execução as atividades de seu projeto, ágil ou preditivo, e gostaria de um melhor controle sobre o acompanhamento do portfólio? Imagino que este artigo possa te ajudar.

O JIRA

O software criado pela Atlassian permite um controle sobre o planejamento e a execução de atividades, utilizando bastante os Quadros Kanban, presentes em metodologias ágeis.

Ganhou notoriedade pela facilidade de uso e pela capacidade de colaboração entre as equipes. Os fluxos de trabalho podem ser configurados e existe uma vasta gama de aplicativos integrados.

O que falta para uma efetiva Gestão de Portfólio no JIRA?

Quem já utiliza o Jira sente a falta de algumas funções exclusivas da Gestão de Portfólio e da Gestão Híbrida de Projetos.

Primeiro, vamos conceituar portfólio de Projetos, que é a consolidação dos projetos da empresa ou de uma área da empresa com o objetivo de gerenciar melhor os recursos compartilhados e obter melhores resultados.

É comum a criação de um Escritório de Projetos ou PMO (Project Management Office) para gerenciar o Portfólio de Projetos. Em algumas organizações, temos um PMO Corporativo que é responsável pela gestão do portfólio dos projetos mais estratégicos da empresa.

O PMO precisa de uma visão global dos projetos, para executar as seguintes ações:

  • Planejamento dos recursos disponíveis;
  • Elaboração de propostas de projetos;
  • Seleção dos projetos que farão parte da carteira da empresa;
  • Priorização de projetos;
  • Gerenciamento de tempo e custos;
  • Gerenciamento do conhecimento;
  • Consolidação de carteira de projetos;
  • Suporte ao cliente.
  • Integração entre as áreas organizacionais;
  • Gestão do orçamento;
  • Gerenciamento do conhecimento;
  • Consolidação de carteira;
  • Suporte ao cliente.

Estas ações não conseguem ser realizadas apenas com o Jira, logo, um complemento ou integração com outras ferramentas PPM (Project and Portfólio Management) são necessárias.

O NetProject, software PPM completo

O NetProject é um software brasileiro, PPM, que permite uma efetiva Gestão de Portfólio, mesclando práticas preditivas, tradicionais, ágeis e híbridas em um mesmo ambiente, ou seja:

Com o NetProject você escolhe quais ferramentas e práticas utilizar, mesclando práticas preditivas, ágeis e visuais, montando sua própria Metodologia de Gestão de Portfólio e Projetos.

Principais ferramentas do NetProject:

  • Construtor de metodologias
  • Priorização de projetos
  • Dashboard do portfólio, do programa e do projeto
  • Explorer do portfólio, do programa e do projeto
  • Cronograma do portfólio, programa e do portfólio
  • Quadro Kanban do portfólio, do programa, do projeto e do usuário
  • Gestão de recursos e alocação integrada

Troque o JIRA pelo NetProject

Muitas empresas têm uma grande necessidade de integração para permitir o compartilhamento de dados entre o Jira e uma ferramenta completa PPM, como o NetProject. O primeiro desses casos é baseado no detalhamento dos pacotes de trabalho do projeto (por exemplo, Sprints) em Jira. Do ponto de vista organizacional, isso requer uma interface entre os gerentes de projeto, por um lado, e os líderes de equipe, mestres de scrum, equipes de desenvolvimento e proprietários de produtos, por outro.

Nesse cenário, as atividades de gerenciamento de portfólio e projeto são realizadas no NetProject. Os projetos são planejados até o nível de pacotes de trabalho (geralmente chamados de Sprints em Jira). Trocando o Jira pelo NetProject,, os pacotes de trabalho podem ser estruturados automaticamente em versões, épicos e / ou problemas.

O chefe de desenvolvimento, o Scrum Master e o Product Owner agora podem planejar com mais detalhes com base na estrutura importada. Eles podem usar todas as ferramentas do NetProject, incluindo fluxos de trabalho, painéis de scrum e logs de trabalho (para relatórios de tempo) para planejamento detalhado e monitoramento de progresso.

Como parte do gerenciamento de projetos, o gerente de projetos deve ser atualizado regularmente sobre o andamento de todas as entregas. Para isso, o gerente de projeto precisa do progresso em termos de conclusão e das informações sobre o esforço/horas registrados até a data. Com a manutenção apropriada, ambos podem ser entregues ao NetProject automaticamente.

Para projetos padrão, pode ser útil usar problemas padronizados para o planejamento de tarefas. Eles não devem ser inseridos novamente a cada vez, mas podem idealmente ser importados.

O NetProject possui o módulo de Ocorrências, que é uma excelente maneira de manter facilmente uma lista de problemas por tipo de projeto. Migrando do Jira para o NetProject, essa lista pode ser transferida para novos projetos com o pressionar de um botão.

Quer gerenciar o Portfólio de Projetos adequadamente?

Entre em contato conosco!

https://www.netproject.com.br

Sobre Hayala Curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da NetProject. Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.