Cinco ferramentas para gerenciamento de projetos

Essenciais para a organização e o lançamento das atividades da empresa, bem como acompanhamento e coordenação dos trabalhos de grupo e controle dos fluxos de informação, os softwares de gestão de projetos estão cada vez mais presentes nas corporações. Estas ferramentas, comumente, são adaptadas às necessidades das grandes e pequenas empresas. Mas qual o melhor programa para eu implementar na minha empresa? A ferramenta mais adequada é aquela que atende as necessidades do seu trabalho no momento da escolha e em um futuro próximo.

Não se iluda! A decisão de hoje não será eterna. O surgimento quase que diário de soluções para o gerenciamento de projetos, equipes, atividades e produtividade, faz com que sempre surja uma ferramenta diferente. E, por um lado, isso é muito bom. Para auxiliar na escolha, existem alguns critérios que podem ser observados para decidir qual o software mais parece com a sua empresa. Então, o que o software deve fazer?

– Permitir a criação / priorização de listas de tarefas de forma simples;

– Mostrar graficamente como está o nível de produtividade da equipe e o quanto cada um está se dedicando a cada projeto;

– Permitir que os envolvidos no projeto possam contribuir para a solução de problemas e acompanhar a evolução de cada uma das tarefas do projeto;

– Medir o tempo de realização de cada tarefa;

– Permitir a análise dos seguintes indicadores de custo, recursos escassos e cronogramas (previsto x realizado);

– Permitir o upload e download de documentos referentes às tarefas e projetos;

 Conheça alguns softwares

Microsoft Project com EPM

O Microsoft Project Server é a solução de gerenciamento de projetos corporativos mais utilizada no mundo. Sua integração com o Microsoft Project Professional permite o gestão corporativa dos projetos, a colaboração efetiva entre os membros da equipe do projeto e ainda, gerenciar a capacidade dos recursos corporativos disponíveis. A ferramenta possui diversos recursos como gestão de controle, melhoramento de portfólios, gerenciamento online em qualquer equipamento, ferramentas para colaboração da equipe.

Kanbanchi

O Kanbanchi é uma ferramenta gratuita de software on-line para gerenciamento de tarefas, gerenciamento de projetos e colaboração em equipe para o G Suite. Essa ferramenta possui uma placa de kanban visual com uma interface simples de arrastar e soltar. Possui ferramentas básicas e recursos essenciais para a construção de um fluxo de trabalho. O aplicativo tem integração com o Google Apps, programação visual de projetos com o Gráfico de Gantt, monitorando o progresso da equipe com o Time Tracker, protegendo projetos com Backups e outros recursos interessantes. Se a versão básica não possuir recursos suficientes, é possível obter uma versão customizada, entrando em contato com a equipe do software. Os preços vão variar de acordo com sua demanda.

Clarity Project and Portfolio

O Clarity Project and Portfolio Management é uma solução de software automatizada para organizações que desejam aperfeiçoar a tomada de decisões sobre investimentos, melhorar a produtividade e a eficiência e adaptar-se rapidamente às condições dinâmicas do negócio. O CA Clarity PPM oferece capacidades de administração de projetos e portfólios para unificar e simplificar a informação e os processos de PPM em um único sistema de registro e está disponível em formato físico alojado ou de Software como Serviço.

Clarizen

Esse software é completo e possui diversos recursos que auxiliam os usuários a fazerem a gestão de projetos. Com ele, é possível desempenhar ações diferentes, como organização de orçamentos, controle de despesas e planejamento de tarefas. O Clarizen funciona com outras ferramentas populares: SalesForce, Microsoft Outlook, Jira, Google Apps, Excel. Pode ser utilizado por iOS, Android, Mac, Windows e na Web. A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente apenas no primeiro mês e está disponível em três versões diferentes: profissional, empresarial e ilimitada.

NetProject

Software de gerenciamento de projetos brasileiro, com uma equipe especializada em GP (para dúvidas e treinamentos). O desafio da gestão de múltiplos projetos, vinculados à gestão estratégica da empresa é superado com o uso do NetProject. Elabore o Portfólio de Projetos da empresa, gerenciando objetivos e metas estratégicas, bem como priorizando projetos utilizando o que há de mais moderno no mercado. Uma FERRAMENTA 100% aderente ao Guia PMBOK e a práticas de Gestão Ágeis e Visuais, conta com clientes de diversos segmentos e portes. O NetProject destaca-se por levar a excelência em ferramentas de gestão para o dia-a-dia de seus usuários. Tudo isso com uma interface leve que pode ser utilizada em qualquer navegador WEB. A solução passa por constantes atualizações, trazendo sempre o que há de melhor das escolas de Gerenciamento de Projetos para seus clientes.

Sobre Hayala Curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da NetProject. Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.