fbpx

Canvas: dicas para estruturar os seus projetos

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem tem algum empreendimento sabe das dificuldades de estruturar um negócio para que ele seja eficaz, lucrativo e sólido. A partir de agora, falaremos sobre o Canvas: como ele é usado para ajudar na estruturação de uma empresa e como pode ser útil no dia a dia do seu negócio. Uma ferramenta relativamente simples que ajuda a estabelecer uma definição melhor do empreendimento e direcioná-lo para a viabilidade, lucratividade, fidelização de clientes e a diferenciação perante o mercado.

O Business Model Canvas nada mais é que um mapa visual utilizado para elaboração de Plano de Negócios. Por meio de nove áreas estratégicas, ajuda o empresário a desenvolver um Modelo de Negócios. No entanto, para que o mesmo seja bem estruturado cada área do Canvas tem sua importância e todas elas devem ser coerentes entre si.

Conhecendo a si mesmo!

Antes de começar a estruturar o seu projeto, você precisa fazer um estudo de autoconhecimento. Qual é a sua infraestrutura disponível? Quais os recursos tenho disponíveis? O que eu tenho a oferecer está compatível com o mercado? Consigo realizar esse trabalho? Qual o meu público alvo? Quanto vou gastar para prestar esse serviço ou vender esse produto?

Como estruturar seu projeto

Existem nove etapas para começar a estruturar um negócio de forma bem visual e dinâmica.  No entanto, é importante lembrar: o Canvas permite a inovação a qualquer momento. Por isso, a primeira versão não é sempre a definitiva, pode-se aprimorar e tornar o modelo de negócios mais criativo sempre que uma ideia nova surgir. Eis aqui as etapas que você deve seguir para estruturar o seu projeto seguindo o modelo Canvas:

  • Proposta de valor: é o que os seus clientes estão dispostos a pagar. O que o seu negócio oferece e que agregam algum valor para eles. Pode ser desde um atendimento personalizado ou até mesmo um produto ou serviço diferenciado.
  • Segmento de clientes: é o público-alvo de seus serviços ou produtos, ou seja, para quem o seu empreendimento deve focar em vender. Identifique diversas características dos potenciais clientes do seu negócio: considere características como sexo, idade e classe econômica.
  • Canais: como o cliente irá comprar e receber seu produto ou serviço? Como a empresa vai se comunicar e alcançar esses clientes para entregar a proposta de valor oferecida? Nessa etapa, defina se o atendimento será presencial, se haverá a possibilidade de entrega a domicílio, se é interessante criar um site e redes sociais e quais serão todas as estratégias de marketing.
  • Relacionamento com clientes: como que a empresa irá se relacionar com cada segmento de clientes para atrair, conquistar e fidelizá-los? Defina como os clientes poderão entrar em contato com a empresa para dar sugestões, reclamar e avaliar os produtos e serviços oferecidos. Como as pesquisas de satisfação podem ser feitas? Quais canais serão usados (telefone, redes sociais, atendimento físico)?
  • Atividades principais: quais são as atividades que a empresa deve realizar para fazer o modelo de negócios funcionar? Essas atividades podem ser desde construir uma loja física até a manutenção de um site da empresa. O importante é que você pense no seu Canvas e não use modelos de plano de negócios prontos que não correspondem a sua realidade.
  • Recursos principais: quais os recursos necessários para a realização das atividades principais e para manter e dar suporte ao negócio? O Canvas costuma ser preenchido com post its para facilitar a organização. Esses recursos podem ser máquinas, equipes, plataformas de tecnologia, enfim… podem ser tanto bens materiais, quanto recursos imateriais.
  • Parcerias principais: rede de fornecedores, parceiros e uniões de negócio que ajudam de alguma forma o funcionamento de empreendimento. Os parceiros principais podem tanto contribuir com as atividades principais de seu negócio, quanto com os recursos necessários.
  • Receitas: quais são as formas que a empresa irá gerar dinheiro? De que forma os produtos e serviços vão gerar retorno financeiro? Nesse momento o empreendedor deve se perguntar quanto e como vou receber dos clientes. Defina questões como venda direta, aluguel, assinatura de pacotes, publicidade paga, entre outras formas de geração de receita.
  • Estrutura de custos: quais serão os custos relevantes e necessários para se manter e construir todo o modelo de negócios proposto? Inclua custos com materiais, manutenção, funcionários e outros.

O Canvas permite uma visão objetiva do projeto, fazendo com que se entenda melhor o potencial da sua empresa e possa atingir seus objetivos com maior assertividade. Estruturar seu projeto por esse modelo proporciona clareza, direcionando a ação e, consequentemente, aproxima os resultados desejados.   Além de ser útil para negócios que estão começando, o CANVAS também ajuda as empresas a reverem o modelo de negócio e como os setores interagem permitindo assim que se inove em processos internos.

Mas atenção! O modelo Canvas é útil apenas para planejar e estruturar o seu negócio. Para documentar, gerenciar projetos com mais detalhes use um software robusto de gestão de projetos como o NetProject.