Entenda a diferença entre Plano de Projeto e Project Model Canvas

3 minutos A gestão de projetos sofreu grandes evoluções ao longo do tempo. As necessidades reais de aprimoramentos repercutem em metodologias onde as melhores práticas são consolidadas visando o alcance de projetos de sucesso. Neste contexto, gerar artefatos como plano de projetos ou project model canvas resulta em grandes benefícios. Vamos explorar um pouco mais sobre eles? Conceituando e apresentando suas diferenças Plano de Projetos Elaborar um plano de projetos significa reunir em um documento como o projeto será executado, controlado e monitorado. Este artefato Continue

Case NetProject – laboratório iMobilis

3 minutos Localizado em João Monlevade no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o laboratório iMobilis desenvolve pesquisas na área de computação móvel, sistemas embarcados e web através de práticas da engenharia de software. Sua equipe é composta pelos estudantes de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação e pelos professores do Departamento de Computação e Sistemas (DECSI). O Desafio Com dezenas de projetos de pesquisa em desenvolvimento de software, a equipe iMobilis produz artigos científicos, Continue

Como aplicar o modelo Government Extension do PMBOK na gestão de projetos públicos

4 minutos Os desafios relacionados ao gerenciamento de projetos, tanto no setor público quanto no setor privado, são muito próximos e parecidos. Obviamente só se pode fazer esse tipo de constatação quando se compara o gerenciamento em si, já que as formas e as metodologias aplicáveis na condução desses projetos são basicamente as mesmas. No entanto, as estruturas que envolvem esses setores são muito diferentes, o que acaba influenciando na condução e no resultado de projetos realizados no âmbito público e privado. Foi pensando Continue

A importância do escritório de projetos para a administração pública

3 minutos Project Management Office (PMO) ou escritório de projetos é uma estrutura de gestão de projetos que visa padronizar os processos de governança relacionada a projetos bem como facilitar a partilha de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem variar de funções de suporte de gerenciamento de projetos até ser responsável pela gestão direta de um ou mais projetos. São muitas as funções que podem desempenhar um escritório de projetos na gestão pública. O seu papel pode ser decisivo para Continue

NetProject: conheça o case do Grupo Via Shopping

3 minutos O grupo Via Shopping Empreendimentos tem sua atuação voltada para o mercado varejista em Minas Gerais, desenvolvendo empreendimentos comerciais e de shoppings centers no estado. Diante da necessidade de uma melhor estruturação das demandas de projetos e priorização destes dentro do planejamento estratégico da empresa, o grupo Via Shopping procurou por soluções de gerenciamento de projetos como forma de garantir o controle sobre as informações relativas a estes. Um dos maiores desafios do grupo era a formalização de seus processos internos e Continue

O cronograma na construção civil

3 minutos O sucesso de um projeto é determinado pela entrega do resultado, com a qualidade esperado e dentro do orçamento planejado. Mas também por outro aspecto: o cumprimento do prazo esperado, de acordo com o cronograma estabelecido. O gerenciamento do tempo é uma das áreas de conhecimento preconizadas pelo PMBoK (Project Management Body of Knowledge), o guia de melhores práticas de gestão de projetos publicado pelo PMI (Project Management Institute). Assim como o escopo, o custo e a qualidade, é uma das condicionantes Continue

Case NetProject – PD CASE

5 minutos A PD CASE é uma empresa que se dedica a produzir e implantar softwares especializados, destinados principalmente ao segmento financeiro. As suas primeiras atividades iniciaram-se no século passado, em 1991, e desde então ela vem fornecendo soluções de alto valor agregado que contribuem para melhorar a competitividade de seus clientes e aumentar as chances deles atingirem o sucesso no mercado em que atuam. Um dos fatores que a levaram a ganhar destaque no mercado foi o fato de seus gestores terem um Continue

Gestão de projetos na construção civil

4 minutos Os estudos de gestão do conhecimento em gestão de projetos têm suas raízes, desde os anos 1960, nas áreas de defesa, aeroespacial e de construção civil. Conforme esse conhecimento foi sendo organizado por instituições como o PMI (Project Management Institute), a área de construção civil foi justamente uma das que mais colaborou com esse esforço, e que mais se beneficiou dele. De fato, parte significativa dos processos descritos pelo PMBoK (Project Management Body of Knowledge), um guia do conhecimento em gestão de Continue

Como atender as expectativas dos seus clientes em projetos com metodologias ágeis

3 minutos Desde a década de 1960, o PMI (Project Management Institute) vem envidando esforços para profissionalizar o gerenciamento de projetos, esforço representado de forma muito emblemática pelo seu guia PMBoK (Project Management Body of Knowledge). Reunindo as melhores práticas em gerenciamento de projetos, o PMBoK dá uma visão estruturada dos processos e das áreas de conhecimento envolvidos nesta disciplina. Em alguns casos, entretanto, as práticas recomendadas pelo PMBoK parecem engessar o andamento do projeto, causando a impressão em alguns clientes de que o Continue

Reduza custos e riscos operacionais na construção civil

3 minutos O Brasil atravessa um período de grandes desafios para todos os principais setores da economia, e a situação não é diferente para a construção civil. Inflação galopante, baixa demanda por parte do mercado e um gigantesco estoque de imóveis novos faz com que o cenário para as construtoras não seja dos mais otimistas. Ainda assim, mesmo nesse ambiente adverso, muitas empresas têm conseguido encontrar formas de se tornarem mais competitivas, realizando planejamentos ainda mais cuidadosos, investindo na padronização de processos e, com Continue