fbpx

O que são restrições em Projetos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao aplicar ferramentas e técnicas na gestão de projetos, frequentemente nos deparamos com termos que podem causar certa confusão, principalmente para aqueles que estão iniciando os estudos. Uma das principais dúvidas surge na busca pela definição de restrições e premissas em projetos.

De forma direta, tanto restrições quanto premissas limitam as opções de planejamento do gerente de projetos e de sua equipe. Ou seja, o planejamento do projeto deve ser realizado sempre levando em consideração as restrições e premissas. Não seguir esta recomendação é aumentar bastante as chances de problemas no projeto.

Restrições limitam as opções de planejamento

Imagine um projeto como um livro a ser escrito. No começo, temos apenas páginas em branco e uma leve ideia do que deverá ser escrito. Começar a trabalhar no planejamento e pesquisa do conteúdo do livro assemelha-se a busca que o gerente deve fazer para entender melhor o projeto.

Neste momento de pesquisa, o autor e o gerente devem levantar informações suficientes para avançar com a escrita do livro ou execução do projeto. Algumas destas informações podem limitar as etapas seguintes da escrita, vamos a exemplos:

Gênero Literário: Conto, Crônica, Romance, Novela?

Enredo, Trama, Argumento: Linear ou Não Linear?

Formato de publicação: Físico, Digital, Áudio?

Data Limite de publicação: Dezembro de 2021

Vamos supor que o escritor tenha sido contratado para elaborar um Romance, Linear com publicação em formato Físico e Digital até dezembro de 2021. Estas seriam as restrições de seu projeto! Atenção para a obrigatoriedade presente em todos os critérios acima!

Só é restrição uma limitação obrigatória, imposta ao gerente de projetos e ao projeto. Quando existe opção, ou seja, quando o gerente escolhe um caminho, mesmo que este camino diminua as opções de planejamento, estamos diante de uma premissa.

Ainda confuso? Vamos a exemplos de Restrições em Projetos

Ao planejar uma viagem de férias: Ter apenas 7 dias disponíveis

Ao planejar uma festa de casamento: Selecionar no máximo 500 convidados

Ao planejar uma casa de praia: Obter Alvará da prefeitura

Ao abrir uma empresa: Registrar-se no CNPJ

Ao planejar cursar uma Faculdade Particular: R$ 1.200 mensais

Reforçando, para gravar de vez o que é uma Restrição em Projetos:

Restrições são imposições ao projeto que afetam as opções e tomada de decisão do gerente. Não são opcionais!

Você também deve gostar de:

  1. O que são premissas em projetos?
  2. O que é o PMBOK
  3. Quais as principais escolas de Gerenciamento de Projetos?
  4. Gestão de Projetos, aplicada no seu dia-a-dia