fbpx

Hayala Curto fala sobre experiência no 1º Seminário de Gerenciamento de Projetos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Tempo de leitura: 3 minutos

No último sábado, 23/08, tive a oportunidade de participar do I Encontro de Gerenciamento de Projetos do Alto Paranaíba.

Um evento de alto nível, organizado magistralmente pela equipe do Branch Uberlândia do PMI-MG. Os mais de 400 presentes investiram seu tempo em um dia de muito conhecimento, troca de experiências e networking.

Minha palestra foi a segunda do período da tarde. Apesar da agenda apertada, consegui acompanhar parte do evento e tive o prazer de vivenciar um dia de imersão em Gerenciamento de Projetos.

Cheguei a Uberlândia na sexta-feira, tempo suficiente para conhecer o Parque do Sabiá  e seguir as recomendações do meu primeiro treinador de basquete. “Desenferrujar” o corpo após uma viagem pesada, então fiz uma leve corrida para relaxar.

As atividades começaram cedo no sábado, o evento foi realizado no excelente auditório da Faculdade Politécnica de Uberlândia, que também apoiou o evento. Para abrir os trabalhos do dia,  José Roberto Bolognani apresentou como Stakeholders são importantes no sucesso ou fracasso do projeto. Seu objetivo foi mostrar como devemos nos preocupar em gerenciar os nosso público alvo corretamente.

O segundo compromisso do dia foi com Ricardo Canonici – PMO. O executivo apresentou o Case de Implantação do PMP Corporativo na Algar Telecom. O ponto chave da palestra foi reforçar o PMP como instrumento para fortalecer a cultura de execução e resultados numa organização. Em conversa com o próprio Ricardo, que também apresentou o case o PMO Summit o apoio da alta administração foi imprescindível para o sucesso do PMO. Percebi na plateia a empatia e a cumplicidade de participantes que fazem parte deste PMO.

Para fechar a manhã, o professor João Carlos Boyadjian apresentou com sua didática impecável, uma proposta para definir a Complexidade de Projetos. Como complemento, mostrou que podemos ter diversas formas de executar um projeto. Definir a melhor alternativa é papel da Gerência de Projetos, através do estudo da Construtibilidade.

A primeira programação da tarde foi uma grata surpresa. O Gerenciamento do Estresse era o tema. Confesso que esperava uma palestra “tradicional”. Ninguém me avisou, mas eis que surge um “lutador de MMA” para falar sobre o tema. Jerônimo Junior, ou melhor, Jorge Sarrafo deu uma lição e tanto sobre este problema, que, segundo o próprio, afeta 10 em cada 5 Gerentes de Projeto e é causado pelo bichinho do estresse Parabéns para a Agência Q9 que soube aliar muito bem entretenimento e informação.

Certificacao-em-Gerenciamento-de-ProjetosSubi ao palco no segundo compromisso da tarde, com o objetivo de levar duas questões ao público. Quais são as certificações em Gerenciamento de Projetos Disponíveis? Vale a pena obter tais certificações? Falei um pouco sobre as certificações do PMI, do IPMA e da Axelos. A íntegra da palestra pode ser obtida aqui.

Para fechar o evento com chave de ouro, Ivo Michalick trouxe o tema Liderança e Inteligência Emocional: dois lados da mesma moeda? Uma pena que não pude ficar até o fim, estava quase na hora do voo de volta a BH.

Na volta a cordialidade do comandante da Azul surpreendeu, e me fez lembrar o Jorge Sarrafo, que sugeriu sempre ficar de bem com a vida para cuidar do bichinho do estresse.

Em tempo, parabéns a toda a equipe do Branch Uberlândia do PMI-MG, em especial ao Sr. Leandro Araujo Rezende, o evento foi um sucesso.

Banner-Seed-728x90 - Base do blog