fbpx

Gestão de projetos na construção civil

Tempo de leitura: 4 minutos

Os estudos de gestão do conhecimento em gestão de projetos têm suas raízes, desde os anos 1960, nas áreas de defesa, aeroespacial e de construção civil. Conforme esse conhecimento foi sendo organizado por instituições como o PMI (Project Management Institute), a área de construção civil foi justamente uma das que mais colaborou com esse esforço, e que mais se beneficiou dele.

De fato, parte significativa dos processos descritos pelo PMBoK (Project Management Body of Knowledge), um guia do conhecimento em gestão de projetos, tem aplicação direta em projetos da área de engenharia civil. As obras atuais tendem a ser conduzidas aplicando os principais grupos de processo, que envolvem os processos de iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

A aplicação desse conhecimento nas obras de engenharia é tão notória, que se tornou muito comum que as empresas utilizem os mesmos conceitos e as mesmas técnicas e ferramentas utilizadas na gestão das obras em outros setores das empresas de construção, onde se aplicam os conceitos de projetos e sua gestão, tais como as áreas de recursos humanos, marketing, TI e até mesmo no setor financeiro.

De fato, qualquer área que conduza um esforço que possa ser caracterizado como um projeto (um conjunto de atividades limitadas no tempo com o objetivo de produzir um resultado único, que não tenha sido feito anteriormente) pode se beneficiar das técnicas e ferramentas de gestão. E isso de forma alguma está restrito a empresas de construção civil: qualquer empresa que pretenda empreender esforços em projetos pode se valer dessas técnicas e ferramentas.

Foco no trabalho com máxima produtividade

Embora parte significativa do trabalho em um projeto seja justamente o esforço que deve ser empreendido para se alcançar o produto final desejado, outra parte considerável diz respeito ao gerenciamento desse trabalho, através de processos organizados em grupos, relacionados às fases do ciclo de vida do projeto.

Esses grupos de processos são:

  • Iniciação: corresponde aos esforços iniciais que envolvem a materialização do projeto, obtendo o devido patrocínio institucional que irá viabilizar a condução do projeto e identificando as partes interessadas, que de alguma forma são afetadas pelo trabalho ou pelo resultado do projeto.
  • Planejamento: com esses processos se estabelecem planos para as diferentes áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, que definem como serão tratadas situações específicas e que esclarecem os limites do projeto. As áreas de conhecimento contempladas pelo planejamento são: escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas. Todos esses planos precisam ser organizados, estabelecendo uma integração entre eles, e resultando em um plano de gerenciamento do projeto.
  • Execução: consiste em realizar o trabalho em si, ao mesmo tempo em que a gestão do projeto se concentra na garantia da qualidade, no gerenciamento dos recursos humanos, das comunicações, das aquisições e das partes interessadas.
  • Controle: o andamento do projeto deve ser monitorado e controlado, para garantir que não ocorram desvios que prejudiquem sua conclusão e a entrega do produto pretendido, dentro do prazo e do orçamento e com a qualidade esperada.
  • Finalização: consiste em garantir que o projeto possa ser encerrado, finalizando as contratações que possam ter sido envolvidas e fazendo a entrega do produto. Também se registram as lições aprendidas, permitindo que em projetos que envolva trabalho similar no futuro possa evitar dificuldades encontradas naquele que está sendo concluído.

Para todos os processos nessas áreas de conhecimento da disciplina de gestão de projetos, existem técnicas e ferramentas específicas. Muitos sistemas reúnem as ferramentas necessárias para diferentes tipos de projetos, permitindo uma automatização de muitos dos processos e a correta utilização de muitas das técnicas indicadas para cada caso.

Sempre que possível, a utilização de uma solução profissional para o gerenciamento de projetos é recomendada, resultando normalmente em melhores resultados. Isso é verdadeiro para a área de construção civil, e também para muitas outras que usam as melhores práticas em projetos.

Sua empresa já utiliza alguma solução para gestão de projetos? Ou ainda está buscando uma? Relate suas experiências, dúvidas ou dificuldades, deixando um comentário.