fbpx

Critérios para avaliar o desempenho de seu Gerente de Projetos

Tempo de leitura: 3 minutos

Um projeto é algo muito importante e certamente terá grande impacto em todos os envolvidos e especialmente quando falamos de projetos corporativos esses resultados podem ser ainda mais impactantes, gerando maior receita, melhorando o desempenho da equipe, minimizando custos ou qualquer outro que seja o objetivo do projeto. É por isso que estar atento à equipe responsável pela implementação do projeto é fundamental para garantir os resultados positivos.

Geralmente quando uma empresa busca pela implementação ou manutenção de um grande projeto ela conta com um profissional capacitado para a ação, o Gerente de Projetos, que irá implementar uma série de metodologias que farão o planejamento se tornar uma realidade dentro do universo da empresa, mas, você sabe como monitorar o desempenho de seu gerente de projetos?

Essa tarefa é complicada, especialmente se você não tem conhecimento a respeito do processo de gerenciamento de um projeto, mas nós vamos aqui trazer algumas dicas práticas e funcionais que te darão uma nova visão a respeito do trabalho desse profissional tão importante naimplementação de seus projetos. Confira os aspectos que você deve observar:

1º Organização:

Organização é um item primordial na implantação de um projeto, pois para que ele ocorra de forma inteligente e adequada é necessário seguir passos e metodologias que exigem compromisso com a organização. Então observe se a estruturação do projeto e os requisitos de mensuração foram estabelecidos adequadamente.

2º Definição do projeto

Confira se os objetivos do projeto estão totalmente definidos e se os mesmos foram comunicados de forma efetiva a todas as partes que serão envolvidas no processo.

3º Prazos

Definir prazos especificos, com dadas de conclusão e de feedback pré determinadas é fundamental para a conclusão do projeto dentro do prazo estimado, por isso, fique atento e monitore os prazos de perto.

Obviamente alguns imprevistos podem acontecer, mas prazos ultrapassados com frequencia é um fator de alerta importante em seu projeto.

4º Dinheiro e recursos

Avalie se foi realizado um levantamento dos recursos necessários para o projeto e se já existe um planejamento de gastos. Também é importante ter um controle desses gastos para que os custos do projetos não ultrapassem os limites levantados previamente.

5º Estratégia de contratação

Se seu projeto necessitar de mão de obra para ser executado é importante que essa estrátegia de aquisisção de novos colaboradores seja planejada, por isso, antes de permitir a contratação de uma equipe é importante que já exista um cronograma de tempo de trabalho e tarefas a serem executadas por esses profissionais, além disso é necessário encaixar o custo de ter  novos membro na equipe dentro do orçamento do projeto.

6º Delegação de operações e funções

É fundamental que o gerente de projetos tenha um boa relação com os profisisonais e com os recursos necessários para realização do projeto pois em muitos casos ele não será o responsável pela concretização de todas as etapas e terá que delegar funções e gerenciar os recursos de forma efetiva e dinâmica.

7º Avaliação dos riscos

O gerente de projetos precisa avaliar, ranquear e monitorar todos os riscos que podem ser relevantes para o projeto, criando estratégias para minimizar seus dados ou extinguilos.

8º Comunicação

O gerente de projetos deve sempre reportar e informar todas as etapas do projeto, mostrando os resultados, os recursos utilizados e os novos passos do planejamento, envolvendo a equipe e dando suporte a todos os envolvidos.

Agora que você já sabe como os recursos de pessoal podem afetar seu projeto e sabe também como monitorar o desempenho de seu gerente de projetos é hora de colocar os projetos em ação, mas antes disso você precisa descobrir como utilizar  a Análise de Valor Agregado para verificar a situação atual do projeto e estimar custos e prazos finais. Este é o tema do nosso próximo artigo, fique ligado em nosso blog.