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Como lidar com Stakeholders manipuladores em um projeto?

Tempo de leitura: 4 minutos

Qualquer projeto sobre influência de partes interessadas, ou stakeholders. Um stakeholder é basicamente aquele que afeta ou pode ser afetado pelos desdobramentos do projeto. Quando um stakeholder opta por exercer seu poder sobre um projeto, pode fazê-lo de formas que podem ser agrupadas em duas grandes linhas. A primeira, contribuíndo para o sucesso do projeto e a segunda, adotando práticas que visem impedir que um projeto atinja os objetivos definidos inicialmente.

Vamos trabalhar neste artigo o segundo grupo, composto por partes interessadas que acabam jogando contra o desenrolar positivo do projeto. São partes interessadas que atuam manipulando as tarefas e tudo aquilo que esteja relacionado ao projeto.

Ataque aberto X Ataque Velado

O grupo de Stakeholders que opta por “atacar” um projeto pode fazê-lo de duas formas distintas. A primeira forma é como através de um ataque aberto, ou uma agressão. Segundo George Simon em “Como lidar com pessoas manipuladoras”, o termo agressão faz referência à energia violenta que todos nós despendemos em nossas lutas diárias por sobrevivência, progresso, garantia de coisas que acreditamos que nos trarão algum tipo de prazer e remoção de obstáculos para alcançar esses fins. Um ataque aberto é relativamente fácil de ser identificado e consequentemente existe uma maior possibilidade de resolução rápida, para o sucesso ou fracasso do projeto, já que as cartas estão na mesa.

O real problema ocorre quando o ataque é velado que podemos classificar na segunda forma, a agressão dissimulada. De acordo com George Simon, a agressão dissimulada está presente quando uma parte interessada está disposta a ganhar, dominar ou controlar, mas é sutil, fingida ou falsa o suficiente para esconder suas verdadeiras intenções. Dissimular atos evidentes de agressão ao mesmo tempo em que induz os outros a recuar ou desistir é uma poderosa tática de manipulação. É por isso que a agressão-dissimulada é a ferramenta mais frequente para a manipulação interpessoal. Manipulação esta que, quando presente em stakeholders importantes podem realmente complicar o avanço de seu projeto.

Ferramentas de fortalecimento pessoal contra Stakeholders Manipuladores

Gerenciar stakeholders manipuladores em um projeto nunca é uma tarefa fácil; porém, há algumas regras gerais que, se seguidas, podem tornar a vida com um manipulador bem mais fácil. Essas regras são ferramentas de empoderamento pessoal, porque elas podem ajudar qualquer pessoa a manter uma posição de maior força em suas relações interpessoais. As regras abaixo estão presentes no livro “Como lidar como pessoas Manipuladoras”, que adaptamos aqui para tratar o ambiente da gestão de projetos. São elas:

FAÇA PERGUNTAS DIRETAS. Certifique-se de fazer perguntas e pedidos da forma mais clara possível. Use declarações na primeira pessoa. Evite generalidades. Seja específico a respeito daquilo que não gosta, que espera ou que quer do stakeholder.

ACEITE APENAS RESPOSTAS DIRETAS. Uma vez que fizer uma pergunta direta e clara, insista em uma resposta clara e direta. E toda vez que não obtiver uma, repita a pergunta. Não faça isso, porém, de maneira hostil e ameaçadora. Reafirme de forma respeitosa que a questão que você fez é importante e merece ser respondida com franqueza.

MANTENHA O FOCO NO AQUI E NO AGORA. Concentre-se nos problemas em questão. Seu manipulador provavelmente tentará tirá-lo dos trilhos usando táticas diversionistas e evasivas. Não permita que essas táticas o desviem do comportamento problemático que está tentando confrontar. Você precisa se esforçar para manter o foco independentemente das táticas que estejam sendo colocadas em prática.

EM UM CONFRONTO, EVITE SARCASMO, HOSTILIDADE E HUMILHAÇÕES. Indivíduos com personalidades agressivas estão sempre em busca de uma desculpa para entrar em guerra; eles, portanto, interpretarão todo tipo de hostilidade como um “ataque” e sentir-se-ão justificados para colocar em ação quaisquer agressões.

EVITE FAZER AMEAÇAS. Fazer ameaças é sempre uma tentativa de manipular os outros a mudarem seu comportamento ao mesmo tempo que evita mudar as próprias condutas. Nunca faça ameaças. Simplesmente aja. Tenha cuidado para não contra-atacar. Faça apenas o que realmente precisa para se proteger e garantir suas necessidades.

AJA RAPIDAMENTE. É mais fácil parar um caminhão sem freios ladeira abaixo assim que ele começa a descer. Uma vez que ele ganha velocidade, é tarde demais para agir. Uma metáfora similar se aplica às personalidades agressivas. Esses indivíduos não possuem “freios” internos.

FAÇA ACORDOS SENSATOS. Faça acordos apropriados e concretos passíveis de comprovação e execução. Esteja preparado para honrar suas obrigações tanto quanto espera que a pessoa com a qual está tratando honre as dela.

SEJA HONESTO CONSIGO MESMO. Conheça e “seja dono” de suas próprias agendas. Tente ter em mente quais são suas necessidades reais e seus desejos em todas as situações. É ruim o bastante nunca ter certeza do que seu manipulador é capaz. No entanto, enganar-se a respeito de suas necessidades e desejos pode colocá-lo em risco duplo.

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