fbpx

5 erros que antecem o desastre de um projeto

Tempo de leitura: 4 minutos

erros-projeto

O sucesso de um projeto depende de muitas variáveis. É comum encontrar algumas pedras pelo caminho, mas o importante é saber desviar dos problemas e alcançar o objetivo.

Tenha em mente que um projeto de sucesso necessariamente não é aquele que não possui falhas no decorrer de sua execução, mas aquele que cumpre seu objetivo. Quando se trabalha com prazos, pessoas e diferentes tarefas interagindo é fácil cair em algumas armadilhas do dia a dia. Por isso, listamos cinco erros comuns que podem levar seu projeto ao fracasso. Fique atento e desvie deles!

1- Erro de Planejamento

O erro no planejamento é uma das principais causas de desastre em um projeto. Isso porque, é fácil cometer uma série de erros quando já se começa errando.

Desvie do problema:

Invista tempo no planejamento e em etapas como: divisão de custos e tarefas. Tenha a certeza de que todos os envolvidos compreenderam o projeto e seu papel dentro dele antes de dar início à execução. Se o problema for detectado com o projeto já em andamento, não o ignore. É melhor investir tempo para solucionar o problema do que se deparar com uma situação irremediável no futuro.

2- Falha na Comunicação

Projetos envolvem a interação de pessoas executando diferentes tarefas ao mesmo tempo. É importante que todos estejam em sintonia para evitar erros e atrasos, nesse caso a melhor forma de evitar pedras no caminho é uma comunicação eficaz.

Desvie do problema:

Certifique-se que todos os envolvidos no projeto estão trabalhando em sintonia, que não existem disputas de ego ou falhas na comunicação. Invista em um software de gestão colaborativo, com o qual é possível que todos possam visualizar os progressos em todas as etapas do projeto. Seja um gestor presente e acompanhe o desenvolvimento com reuniões periódicas.

3- Prazos Surreais

O tempo não para e quando nos deparamos com algum problema, ele parece correr. Tentar encurtar prazos sem levar em conta o tempo real que aquela atividade demanda é um erro comum, que pode levar seu projeto do sucesso ao fracasso em tempo recorde.

Desvie do problema:

Defina bem os prazos ainda na etapa do planejamento. Lembre que a pressa é inimiga da perfeição e que de nada adianta estipular um prazo que não pode ser cumprido. Trabalhe dentro da realidade. É melhor trabalhar com prazos mais longos que podem ser encurtados do que gerenciar uma série de atrasos em decorrência da falta de planejamento e da má administração do tempo.

4- Alterações no Escopo do Projeto

Alterações no projeto em andamento muitas vezes são causadas por falhas no planejamento e podem se transformar em grandes problemas se o gestor não calcular o impacto das mudanças nos prazos e no orçamento.

Desvie do problema:

Mais uma vez, um planejamento eficiente é a melhor forma de evitar problemas. Avalie se é possível implementar a mudança e se ela realmente é necessária. Estude alternativas que possam minimizar o impacto da mudança no orçamento e no cronograma. Lembre de notificar todos os envolvidos para evitar surpresas e possíveis erros.

5- Negligenciar Detalhes e Ignorar Problemas

Pior do que ter um problema é fingir que ele não existe. Ao negligenciar detalhes e ignorar problemas, o gestor acaba fazendo uma imensa bola de neve, que com certeza passará por cima de todas as chances de sucesso do projeto.

Desvie do problema:

O ideal é ficar atento aos detalhes e se antecipar aos problemas. Seja um gestor presente e converse com sua equipe. Quanto antes o erro for detectado, menos danos ele causará.

Resumindo, a maior parte dos problemas de um projeto é causada por falhas na gestão. Esses erros podem acontecer desde o planejamento até as etapas finais de execução. O gestor deve ter as qualidades de um líder e experiência para lidar com possíveis problemas, de forma que eles não comprometam o sucesso do projeto.

Uma boa dica para minimizar problemas é fazer o uso de um software de gestão. O NetProject é uma ferramenta eficaz, que ajuda no gerenciamento de projetos, portfólios e trabalhos. Entre em contato com um consultor e conheça mais sobre os recursos e vantagens do NetProject para o seu projeto ou empresa.