Quadro Kanban

O Quadro Kanban é mais um utensílio utilizado em Gestão de Projetos ágeis que usa conceitos originados em sistemas puxados. É uma ferramenta que serve como um dispositivo sinalizador que autoriza e dá instruções para a produção ou retirada de itens do estoque. Podemos considerar estes itens do estoque como atividades ou entregas a serem cumpridas.

Netproject - Funcionalidade Kanban

O que é Sistema Puxado? Sistema puxado ou produção puxada é fazer o necessário quando necessário, ou seja, reduzir ao máximo o estoque produzindo apenas aquilo que o cliente comprou.

O que significa Kanban? O termo significa "sinais" ou "quadro de sinais" em japonês.

O kanban tem duas funções em um processo de produção: desenhar os processos para que fabriquem produtos e ensinar manipuladores de materiais a deslocarem os produtos. O primeiro é chamado de kanban de produção (ou de manufatura); o segundo é chamado de kanban de retirada (ou de deslocamento). O kanban de produção informa a um processo qual tipo e quantidade o produto deve ser produzido.

Em nosso "mundo" de projetos, o desenho dos processos pode ser especificado na definição das colunas do kanban, geralmente "A Fazer", "Fazendo", "Feito", "Problemas". O ideal é que o software utilizado para elaboração do quadro kanban permita esta configuração. O kanban de retirada/deslocamento pode indicar a mudança de status nas atividades do projeto, refletindo alterações diretamente no cronograma.


Veja como é fácil trabalhar com o Kanban no NetProject:

Funcionalidade - Cronograma
Funcionalidade - Cronograma
Funcionalidade - Cronograma

Quer saber como esta funcionalidade pode ajudar a sua empresa?

Fale com nossos especialistas!