Mapa Estratégico no formato BSC

O Balanced Scorecard, mais conhecido como BSC, é uma ferramenta de planejamento estratégico em que a empresa tem a definição clara de suas metas e estratégias, com o objetivo de mensurar o desempenho empresarial por meio de indicadores: verificáveis e quantificáveis. Essa metodologia começou a ser divulgada pelo professor da faculdade de Harvard Robert S. Kaplan, a partir de 1992. Ele publicou um artigo com definições de parâmetros para avaliar e melhorar o desempenho das empresas.

O BSC propõe determinar, de modo balanceado, as ligações de causa e efeito entre quatro indicadores de avaliação das empresas: financeiro; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Se esses indicadores estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela empresa, ou seja, se estiverem equilibrados, quer dizer que a empresa terá um desempenho melhor, permitindo a elaboração de novas estratégias.

Componentes do BSC

O Balanced Scorecard possui alguns componentes que auxiliam no acompanhamento dos indicadores: mapa estratégico, objetivo estratégico, indicador, meta e plano de ação.

Objetivos estratégicos

O BSC é tido como um sistema gerencial essencial no processo de implementação e obtenção de respostas sobre a estratégia. O Balanced Scorecard tem o papel de fazer a informação estratégica chegar a todos os níveis, inclusive operacionais, tornando-se o centro do processo de gestão. Um dos objetivos do BSC é alinhar o planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa da seguinte forma:

O BSC é um sistema que atua para desdobrar a estratégia em ações e gerenciar o seu cumprimento pela identificação dos indicadores e medidas que expressem adequadamente se as iniciativas estão produzindo os resultados esperados

Conclusão

O cenário atual exige reorganização estratégica das empresas com a criação de projetos que estejam alinhados com seu planejamento, desde que seja flexível e adaptável de maneira que se molde para garantir sua competitividade e sustentabilidade. A limitação de recursos é um dos principais problemas das empresas, por isso, devem ser investidos em projetos que gerem mais retorno: quando os recursos são utilizados para projetos não estratégicos, a competitividade da organização certamente será prejudicada.

Netproject - Funcionalidade Mapa Estratégico

Para a organização sobreviver e se tornar competitiva no cenário em que nos encontramos, sua estratégia e objetivos devem ser claros para todos os seus níveis, incluindo os gerentes de projetos, pois, sabendo o percurso que a empresa pretende percorrer, eles poderão ser mais criteriosos na seleção de projetos. No entanto, deve-se lembrar que a execução desses projetos possuirá maiores chances de sucesso com um gerenciamento adequado, por essa razão, não se deve negligenciar as melhores práticas de gerenciamento de projetos, como o PMBOK e a utilização de um software robusto de gerenciamento como o NetProject.

Para o sucesso da organização, os processos de elaboração da estratégia e gerenciamento de projetos devem ser tratados com a mesma importância. Os projetos que não estão relacionados à estratégia podem levar ao insucesso, diminuição de recursos disponíveis e insucesso da meta, assim como os projetos mal gerenciados, sem critérios de seleção e metodologia podem não alcançar ou atingir resultados ruins.

Quer saber como o Mapa Estratégico pode ajudar a sua empresa?

Fale com nossos especialistas!