Cronograma

O Cronograma é uma das principais ferramentas da gestão tradicional de projetos, ele representa a distribuição e o encadeamento de tarefas necessárias para cumprir as entregas que foram definidas na EAP do Projeto.

O Cronograma é um gráfico que mostra as etapas (ou atividades) distribuídas em um calendário. É um retrato da cronologia do projeto, que se baseia nas decisões que foram tomadas quando o projeto foi planejado. A elaboração do cronograma é baseada no tempo que se vai demorar ao executar cada atividade. Essa estimativa depende de lógica, decisão, condicionantes externos e outros fatores, tais como, recursos, serviços de terceiros, perspectiva de planejamento e fatores incontroláveis.

Netproject - Funcionalidade Cronograma

Meu cronograma precisa ser atualizado? Sim. Eles são atualizados à medida que as atividades do projeto são realizadas. Nas datas estabelecidas como ponto de controle, avaliamos os resultados do projeto. A partir dessa avaliação, as datas do planejamento podem ser atrasadas, mantidas ou adiantadas. Ao alocar responsáveis pelas tarefas, conseguimos distribuir a informação de "tarefa feita" entre estes responsáveis, permitindo que os próprios recursos alocados informem o andamento do projeto.

ATENÇÃO: Quando os cronogramas ficam muito grandes, somente consigo gerenciá-los com o uso de um software. Impossível fazer isso com anotações e até mesmo planilhas. Um software robusto de Gerenciamento de Projetos deve permitir os tipos de sequenciamento (Término -Início, Início - Término, Início - Início, Término - Término) bem como a utilização de calendários, adiantamentos e atrasos.

Uma visão interessante do cronograma é o Gráfico de Gantt – que consiste de barras desenhadas dentro de um calendário. Elas representam os períodos para a realização das atividades do projeto e é a ferramenta mais utilizada para planejamento e controle do tempo.


Veja como é fácil estruturar cronogramas com o NetProject:

Existem muitas formas de se estruturar um cronograma, para cada projeto podemos avaliar a melhor forma de controle e monitoramento. Esses dois são essenciais para que se notem desvios com antecedência para que possam ser corrigidos. Durante o controle serão gerados os indicadores de desempenho do projeto e revisões no cronograma. Gerenciar prazos exige conhecimento e utilização de métodos – o que reflete diretamente no sucesso do projeto.

Funcionalidade - Cronograma
Funcionalidade - Cronograma
Funcionalidade - Cronograma

Quer saber como esta funcionalidade pode ajudar a sua empresa?

Fale com nossos especialistas!