fbpx

Sistema de apontamento de horas

Tempo de leitura: 2 minutos

Para que um plano seja bem-sucedido, é muito importante mensurar todas as informações do processo. Por isso, o sistema de apontamento de horas é muito utilizado pelas empresas que trabalham com gestão de projetos.

Você deve estar se perguntando do que se trata o apontamento de horas. É simples: trata-se do controle e registro do quantitativo de horas que os colaboradores utilizaram para executar cada atividade do projeto. Esse controle pode ser manual, pelo Excel ou por algum software de gestão de projetos de sua preferência.

O sistema de apontamento de horas é essencial para verificar o desempenho da equipe, bem como os gastos do projeto – e saber, principalmente como estão sendo alocados os recursos. Assim você pode responder:

– Quais os custos necessários e desnecessários do meu projeto?
– Onde preciso aumentar gastos e onde posso cortar?
– Qual é o tempo necessário para executar cada demanda?
– Onde minha equipe está investindo mais tempo? É realmente necessário?
– O que e onde podemos melhorar?
– Como minha equipe realmente trabalha?

Como o sistema de apontamento de horas você conhece mais e acompanha melhor o seu projeto. Assim, sua empresa ganha em eficiência e, ainda, reduz custos.

Controle automatizado de apontamento de tarefas

Algumas empresas (de pequeno porte e equipes enxutas) optam por fazer o controle de apontamento de horas de forma manual, no entanto, com uma equipe extensa (e com muitas atividades para realizar) o ideal é contar com a ajuda de um software que permite um registro automático dessas informações.

As principais vantagens dessa modalidade são:

– Controle automático de horas trabalhadas sem margem de erro;
– Mensuração de resultados e faturamento automático;
– Relatórios precisos;
– Indicadores de produtividade específicos.

Conheça o NetProject

O software de gerenciamento de projetos NetProject é uma solução de apoio ao Gerenciamento de Projetos, Portfólio e Trabalho que integra as principais ferramentas de diversas escolas de Gerenciamento de Projetos. Essa ferramenta de gestão de projetos, permite, de forma simples, o apontamento de horas, nos projetos gerenciados. Com a função Gráficos de alocação, é possível acompanhar o trabalho previsto e real de cada membro: uma boa oportunidade para acompanhar a alocação de cada um e apontar melhorias.