fbpx

Scrum em Escala

Tempo de leitura: 4 minutos

O exoesqueleto do desenvolvimento Scrum escalado.

Recentemente a Scrum.org desenvolveu um framework exclusivo para aplicação do Scrum para projetos de larga escala, resultado de muitas dúvidas do mercado sobre a aplicação prática do Scrum para grandes projetos que demandam alto nível de integração. É extremamente importante dominar o conceito do Scrum em Escala para ser aprovado na prova de Certificação Scrum Master. Por isso, é essencial ler o Nexus Guide – o guia da Scrum.org para projetos de grande escala usando o Scrum. O Nexus é um framework para desenvolvimento e sustentação de iniciativas de desenvolvimento de produtos e de softwares em escala e usa o Scrum como alicerce: constituído de papéis, eventos, artefatos e técnicas que se integram ao trabalho de, aproximadamente, três a nove Times Scrum em um único Backlog do Produto para construir um incremento integrado que alcance uma meta.

Alguns desenvolvedores de software usam o framework Scrum para trabalhar coletivamente e desenvolver um incremento de software funcional. No entanto, se mais de um Time Scrum está trabalhando no mesmo Backlog do Produto, dificuldades emergem. Desafios aparecem quando dois times estão integrando, e tornam significativamente mais difíceis com três ou mais times. Existem muitas dependências que emergem entre o trabalho de múltiplos times que colaboram para criar um incremento completo, pelo menos a cada Sprint. À medida que os requerimentos, o conhecimento dos membros do time, e os artefatos de testes são mapeados para o mesmo Time Scrum, a dependência entre os times pode ser reduzida. Quando o desenvolvimento de software utilizando Scrum é escalado, essas dependências de requerimentos, domínio de conhecimento, e artefatos de teste/software devem direcionar a organização do time, otimizando a sua produtividade.

O Framework Nexus

Nexus é um exoesqueleto que permeia sobre vários Times Scrum quando estes estão organizados para criar um Incremento Integrado. O Nexus é consistente com o Scrum e suas partes serão familiares para aqueles que trabalharam com projetos Scrum. A diferença é que mais atenção é dada para as dependências e interoperação entre os Times Scrum, construindo um Incremento Integrado e “Pronto” pelo menos a cada Sprint. O Nexus consiste de papéis, artefatos e eventos:

  • Papéis: o Time de Integração do Nexus, este existe para coordenar, treinar e supervisionar a aplicação do Nexus e a operação do Scrum para que os melhores resultados sejam obtidos. O Time de Integração do Nexus consiste de um Product Owner, um Scrum Master e os Membros do Time de Integração do Nexus.
  • Artefatos: todos os Times Scrum usam o mesmo e único Backlog do Produto. Assim que os Itens do Backlog do Produto são refinados e estão “Preparados”, indicadores de qual time irá fazer o trabalho na Sprint se tornam visíveis. Um novo artefato, o Backlog da Sprint do Nexus, existe para auxiliar com transparência durante a Sprint. Todos os Times Scrum mantem seu Backlog da Sprint individual.
  • Eventos: eventos são anexados, colocados em volta, ou substituem (no caso da Revisão da Sprint) os eventos normais do Scrum para aumentá-los. Uma vez modificados, eles atendem tanto o esforço geral de todos os Times Scrum no Nexus, quanto de cada time individualizado.

Todo o trabalho no Nexus pode ser feito por todos os membros dos Times Scrum, como membros multifuncionais do Nexus. Baseado nas dependências, os times podem selecionar os membros mais apropriados para fazer um trabalho específico. Muitas práticas de desenvolvimento de software são necessárias para unir o trabalho dos Times Scrum, colaborando para se criar um incremento integrado, no entanto, a maior parte dessas práticas exigem automação – que ajuda a gerenciar o volume e a complexidade do trabalho e dos artefatos especialmente nos ambientes escaláveis. O Time de Integração do Nexus toma posse de qualquer questão de integração e são responsáveis pelo sucesso da integração de todo o trabalho de todos os times Scrum no Nexus. Esta Integração inclui resolver qualquer restrição entre os times que possa impedir a habilidade do Nexus de entregar constantemente um Incremento Integrado, podendo usar a inteligência de baixo para cima do Nexus para alcançar a solução.

  1. Scrum, Teoria e Princípios.
  2. O papel do Scrum Master na Gestão de projetos.
  3. Scrum, evite estes 3 erros.

Para ler o Nexus Guide completo em português acesse: http://getscrum.com/o-guia-nexus-a-evolucao-do-scrum/

E caso queira gerenciar seus projetos com Scrum, já sabe: www.netproject.com.br 😉