fbpx

Quer ser um expert em Gerenciamento de Riscos?

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão de riscos permite identificar oportunidades, avaliar os possíveis impactos nos objetivos de projetos e programas e, ainda, verificar qual a probabilidade de isso ocorrer no futuro. Para ser um especialista em Gerenciamento de Riscos a certificação Risk Management Professional (PMI-RMP®) é o primeiro passo. Essa certificação é uma resposta ao aumento do uso do gerenciamento de projetos, bem como sua complexidade e diversidade. Além de ser reconhecida e exigida em todo o mundo, ela preenche a necessidade de um especialista em gerenciamento de risco no projeto. A PMI-RMP® serve para reconhecer sua habilidade para avaliar e identificar riscos, apagar ameaças e aproveitar as oportunidades dos projetos.

O gerenciamento de riscos é uma disciplina que praticamente não é utilizada pelos profissionais de gestão. Por isso, boa parte dos projetos que falharam não tiveram seus riscos e oportunidades mapeados e identificados. As organizações que utilizam práticas de gerenciamento de riscos têm melhores resultados nos objetivos de negócio dos projetos.

O que um Gerente de Riscos deve fazer?

Diante do novo contexto empresarial, o gerente de riscos deve ser capaz de considerar as incertezas cada vez maiores, mais complexas, ambíguas e dinâmicas do ambiente de negócio e, com isso, enxergar os riscos negativos, criar ações de contenção para neutralizar ou diminuir os impactos nos objetivos de custo, prazo, qualidade ou escopo dos projetos, programas e portfólio, ou perceber as oportunidades e o lucro que alguns riscos podem gerar para a organização se forem maximizados.

Credencial PMI-RMP

A credencial PMI-RMP atesta as competências do indivíduo no time de projeto, além de demonstrar o reconhecimento e o valor que a função fornece para a profissão de gerenciamento de projetos. Nessa função, o indivíduo tem mais competência do que outros profissionais na área especializada de avaliação e identificação de riscos do projeto, enquanto bloqueia ameaças e capitaliza oportunidades. O gerente de riscos mantém um nível básico de competência em todas as áreas do gerenciamento de projetos, já que possuem habilidades, conhecimento e experiência para contribuir diretamente em seus projetos cruciais. Esta credencial global também apoia indivíduos a alcançar as necessidades organizacionais.

Requisitos de elegibilidade para o PMI-RMP

Para ser elegível a uma credencial PMI-RMP, você deve atender certos requisitos educacionais e de experiência profissional. Toda experiência em gerenciamento de riscos em projetos deve ter sido acumulada nos últimos cinco anos consecutivos, anteriores ao envio da sua candidatura e ainda possuir:

Um curso de quatro anos (bacharelado ou o equivalente global); Um diploma de ensino médio (ou equivalente global);
Pelo menos 3.000 horas de experiência de gerenciamento de riscos de projetos. Pelo menos 4.500 horas de experiência de gerenciamento de riscos de projetos.
30 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto. 40 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.

O gerenciamento de riscos de maneira estruturada é de essencial para a gestão de projetos, pois permite antecipar-se para reduzir as consequências de impactos e buscar maximizar os resultados e oportunidades.

Quer fazer parte de um time que busca resultados por meio de ações concretas planejadas e executadas? Seja um expert em gerenciamento de riscos! Leia o manual da Certificação PMI-RMP® em português (https://goo.gl/ePM6fE) e candidate-se!  Para começar, inscreva-se e faça seu login (https://goo.gl/KbpjLk).

E se precisar de uma mãozinha, utilize o nosso software totalmente aderente as melhores práticas do PMBOK. Conheça o Netproject