Quais as principais funcionalidades que um software de Gestão de Projetos deve ter?

Se você chegou até esse artigo é porque já sabe que um software de gestão de projetos é a alternativa mais inteligente e assertiva de controlar os projetos de sua empresa.

No entanto, não custa dizer que implantar a gestão de projetos traz muitos benefícios que vai da melhoria da imagem da instituição, passa pela padronização de parâmetros até chegar na melhoria da qualidade dos produtos e serviços que você presta.

Além disso, com a ajuda da tecnologia é possível obter os dados que são indispensáveis para o gerenciamento do projeto, te levando a um controle maior de informações, permitindo que todas as variáveis sejam levadas em conta.

O que é importante em um software de gestão de projetos?

Antes de definir qual o software escolher e determinar quais as funcionalidades são importantes para o seu negócio, você precisa fazer um estudo sobre sua realidade, objetivos e necessidades. Algumas perguntas precisam ser respondidas:

– Qual o meu negócio e quais são meus objetivos?
– Quais são as necessidades da minha empresa hoje?
– Onde quero chegar a curto, médio e longo prazo?
– Quais são as prioridades no momento?
– Por que eu preciso de um software de gestão de projetos?

Quais as principais funcionalidades que o software de gestão de projetos precisa ter?

Depois que você responder essas perguntas e conhecer quais são as suas necessidades, é hora de verificar o que você precisa que o software faça. Existem softwares que oferecem serviços mais básicos (que podem ser o suficiente para o que você precisa) e outros que vão além, oferecendo serviços mais avançados. Por isso, é bom pesquisar. Fizemos aqui uma lista que pode te nortear nesse sentido:

Funcionalidades básicas

• Gerenciamento de múltiplos projetos
• Calendário
• Lista de tarefas
• Confecção de relatórios
• Canvas do Projeto
• Quadro Kanban

Funcionalidades avançadas

• Compartilhamento de arquivos
• Timesheet integrado ao quadro kanban
• Gerenciamento de despesas
• Linha do Tempo do Projeto
• Análise qualitativa de riscos
• Análise AHP
• Acesso pela nuvem

Conheça o NetProject

O NetProject se encaixa perfeitamente no perfil das empresas, oferecendo o melhor custo-benefício e abrangendo todas as necessidades com uma plataforma multifuncional. Com clientes de diversos segmentos e portes, o NetProject destaca-se por levar a excelência em ferramentas de gestão para o dia-a-dia de seus usuários. Tudo isso com uma interface leve que pode ser utilizada em qualquer navegador WEB. A solução passa por constantes atualizações.

Sobre admin

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 15 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009. Atualmente é Coordenador de Cursos de Graduação da Faculdade COTEMIG.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.