fbpx

Papéis na Gestão de Projetos. Um guia para consulta rápida.

Tempo de leitura: 5 minutos

Ainda presenciamos uma grande confusão ao identificar papéis e cargos relacionados ao Gerenciamento de Projetos. Resolvemos elaborar este guia de consulta rápida para ajudá-lo com este desafio. Primeiro, elencamos os principais papéis da gestão tradicional. Na sequência, os papéis da gestão ágil. Escolha a combinação mais adequada para a Metodologia de Gestão de Projetos definida por sua empresa.

O Gerente de Projetos

Profissional que assume as rédeas do projeto. Responsável pelas atividades de planejamento e acompanhamento do projeto. Aqui é importante reforçar que as atividades de gestão exigem grande esforço do gerente. Um bom gerente de projetos tem uma visão completa de seu projeto, tomando os devidos cuidados com o escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, equipe e comunicação do projeto. Responde ao Patrocinador, que foi quem lhe deu poderes para gerenciar o projeto. Aqui você encontra 7 dicas para se tornar um gerente de projetos.

Características e Habilidades:

  • Planejamento
  • Visão do todo
  • Comunicação
  • Negociação

O Gerente do Escritório de Projetos

Este profissional é responsável pelo departamento ou setor da empresa que atua como guardião da Metodologia de Gestão de Projetos da Organização, o Escritório de Projetos. O Gerente do Escritório, ou Gerente do PMO, faz a ponte entre a alta direção da empresa e o cotidiano de Gestão de Projetos. Deve atentar-se a estratégia organizacional e fazer o possível para que o Escritório de Projetos atue de forma organizada, em termos de capacitação de pessoas, desenho de metodologia e implantação de ferramental de apoio a Gestão de Projetos e Portfólio. Estruturar um Escritório de Projetos não é uma tarefa trivial, o gerente deve ser capacitado e contar com apoio da alta administração da empresa.

Características e Habilidades:

  • Organização
  • Visão empresarial
  • Planejamento
  • Negociação

O Líder Técnico do Projeto

Par técnico do Gerente de Projetos na condução do projeto. O Líder técnico foca no produto ou serviço que o projeto deve entregar. Orienta, distribui tarefas e fornece suporte para a equipe do projeto em questões e problemas técnicos que porventura surjam durante o projeto. Geralmente é um especialista da área do projeto.

Características e Habilidades:

  • Conhecimento Técnico
  • Direcionamento para a Equipe
  • Formação acadêmica
  • Negociação

O Patrocinador

Quem atribui poderes ao Gerente de Projetos para seguir com o projeto. Não necessariamente envolve investimento financeiro. O Patrocinador deseja que o projeto seja finalizado com sucesso e apoiará o gerente, dentro dos limites pré-estabelecidos, na execução do projeto. Geralmente é acionado quando um conflito aparece e deve atuar sempre em parceria com o gerente que escolheu.

Características e Habilidades:

  • Liderança
  • Apoiador
  • Comunicação
  • Negociação

A Equipe de Projeto

Quem coloca a mão na massa e executa as tarefas do projeto que foram planejadas pelo Gerente de Projetos ou pelo Líder Técnico. A equipe de projeto deve reportar periodicamente o avanço de suas atribuições. Este avanço representará o avanço do projeto.

Os Stakeholders

De acordo com o Guia PMBOK , stakeholder é qualquer indivíduo, grupo ou organização que pode afetar, ser afetado por ou perceber a si mesmo como afetado por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto. O gerente de projeto, juntamente com sua equipe, tem a incumbência, de em qualquer projeto, identificar, analisar, classificar e preparar estratégias para gerenciar as demandas e expectativas dos stakeholders. Todas as organizações deveriam desenvolver um plano de comunicação seus principais stakeholders, tornando-os, assim, apoiadores de seus projetos.

Os Fornecedores

Todos aqueles, externos ao projeto, que são responsáveis por um pacote de entregas do projeto, ou por um produto ou serviço que contribua para finalizar uma entrega do projeto. São fatores de risco para qualquer projeto e devem ser devidamente controlados por práticas definidas pelo Escritório de Projetos e executadas pelo Gerente de Projetos e pela Equipe de Projetos.

Agora vamos colocar uma pitada de Gestão Ágil, e incluir também os papéis desta abordagem:

O Scrum Master

O Scrum Master é a ponte que liga o Product Owner e a equipe do projeto. Por isso ele atua como facilitador sendo o contato entre eles e descobrindo mecanismos para elevar o potencial de execução da equipe dentro dos requisitos estipulados pelo cliente. Esse profissional também precisa assumir o papel de treinador e desenvolver todo o potencial da equipe do projeto. Outro ponto importante na função do Scrum Master é a de articulador. São vários os envolvidos na execução de um projeto além da equipe: investidores, patrocinadores, Product Owner, fornecedores…

Características e Habilidades:

  • Facilitação
  • Treinamento
  • Articulação
  • Planejamento

O Product Owner

Responsável pela demanda do produto. É o indivíduo que define os itens que irão compor o Product Backlog e trabalha na priorização destes itens nas Sprint Planning Meetings. Faz o elo dos profissionais de gestão ágil da organização com o cliente final, seja ele interno ou externo. O Product Owner deve sempre se preocupar em maximizar o valor de retorno do produto para o cliente.

O Scrum Team

A equipe de projeto, quem coloca a mão na massa na gestão ágil. O Scrum Team olha para o Product Backlog priorizado, seleciona os itens mais prioritários e se compromete a entregá-los ao final de um Sprint (iteração). Ou seja, são os profissionais que, ao final de cada iteração, irão entregar uma versão, incrementada, do produto.

Você também pode se interessar por estes artigos:

  1. 6 dicas para definir papéis e cargos em projetos.
  2. Feito é melhor que perfeito? Os impactos do perfeccionismo na sua equipe de Projetos.
  3. O papel do Scrum Master na Gestão de Proejtos.