Conheça os principais requisitos para ter um escritório de projetos de sucesso

3 minutos Um escritório de projetos serve, dentre outros aspectos, para padronizar processos. Além disso, um Project Management Office (PMO) tem como princípio ser o facilitador quando o assunto é divisão de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. As responsabilidades de um PMO podem variar de funções de suporte de gerenciamento de projetos até ser responsável pela gestão direta de um ou mais projetos. O escritório de projetos fornece metodologias, modelos, políticas, ferramentas de desenvolvimento de tecnologia e garante o acesso à informação. Atua como Continue

As dificuldades mais comuns para implantar um escritório de projetos

3 minutos É difícil acreditar, mas muitas empresas trabalham sem planejamento nenhum. Muitas dão sorte e permanecem no mercado por algum tempo. No entanto, as consequências de um trabalho sem métodos bem definidos podem ser catastróficas. A falta de planejamento sem indicadores técnicos, sem um profundo e coerente diagnóstico da realidade empresarial podem afetar muito a sua saúde financeira. Viver sem planejar é um risco a vida da sua empresa. O único passo para ser bem sucedido é colocar o planejamento e a busca Continue

Conheça os principais tipos de escritórios de projetos

4 minutos A gente sabe que uma gestão eficaz é o pilar de qualquer instituição, retorna muitos benefícios é o um dos principais diferenciais competitivos que ela precisa para sobreviver ao mercado. Dando um passo a frente, com a gestão de projetos (bem estruturada) é possível obter melhores resultados financeiros e crescimento expressivo a curto, médio e longo prazo. Os bons resultados podem ser alcançado com mais facilidade com a implantação de um  Escritório de Gerenciamento de Projetos ou Project Management Office (PMO). O Continue

Como tornar uma licitação mais eficaz com a gestão de projetos?

5 minutos Toda empresa tem o seu processo de compra de material, bens e contratação de serviços. O dono (ou gerente de compras) manda comprar e os seus funcionários (ou responsáveis pela aquisição de materiais) fazem o que precisa ser feito. Normalmente, sem muita burocracia. Os municípios, estados e o país precisam comprar para que a máquina administrativa do Estado não pare. No entanto, o processo de compra dos órgãos públicos é diferente das empresas privadas. O gerente de compras (ou presidente) de uma Continue

Torne-se um PMO Ágil de Alto Impacto num Mundo tão Complexo

6 minutos Este artigo analisa como tornar-se um PMO Ágil de alto impacto num mundo complexo. É uma nova versão de um artigo que escrevi em 24 de julho no LinkedIn tendo repercutido positivamente e que leva agora em consideração diversos comentários que recebi de membros do LinkedIn desde então. O artigo faz parte do livro: “The High-Impact PMO, How Can Agile PMO Deliver Value in a Complex World[1]” que publiquei em outubro e que já está disponível na Amazon. O Pão Inferior do Continue

Extraia o melhor do PMBOK para alavancar seu Escritório de Projetos

3 minutos Toda empresa precisa de desenvolvimento constante para se manter competitiva no mercado. Sem organização, planejamento, foco e ferramentas certas isso não vai acontecer. Por isso, as práticas da administração de projetos copiladas pelo Project Management Institute (PMI) e transformadas no Guia dos conhecimentos sobre a administração de projetos (Guide to the Project management body of knowledge: PMBOK) foram essenciais para o desenvolvimento da administração no mundo! Ele pode ser considerado como um divisor de águas na história da gestão de projetos. O Continue

Como implantar um PMO e ser bem sucedido

13 minutos Seu caminho para uma rápida aceitação do PMO com a melhor solução e mudança inteligente da gestão Está pensando como implantar um Escritório de Gestão de Projetos, do inglês Project Management Office (PMO), em sua empresa? Esse artigo destaca o passo a passo necessário e os fatores de sucesso que vão trazer seus stakeholders à bordo. Leia por si mesmo. Implementando um PMO – Apenas outro projeto Quando quiser estabelecer um Escritório de Gestão de Projetos, do inglês Project Management Office (PMO), estará Continue

Por que investir em Gerenciamento de Projetos em 2018?

3 minutos Toda organização precisa de resultados. Para gerá-los precisamos ter um objetivo, que foi traçado a partir de uma ideia. Para que possamos alcançar o que determinamos, precisamos desenhar os caminhos que vamos fazer, ou seja, planejar o nosso trabalho. Dentro dessa roda, temos a Gestão de projetos, que é o ato de tomar decisões para realizar atividades temporárias, em outras palavras, que possuem início, meio e fim. De acordo com Maximiano (2010) a tarefa rudimentar da administração de projetos é assegurar a Continue

Case PMI DF

3 minutos O Project Management Institute – PMI, fundado em 1969, é uma organização sem fins lucrativos que visa normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo mundo. Sediado na Pennsylvania (USA), possui mais de 240.000 membros distribuídos em 160 países. Suas publicações, padrões de gerenciamento e certificações tem reconhecimento mundial e representam o estado da arte sobre gerenciamento de projetos. O PMI DF é recente e busca implantar um sistema eficaz de gerenciamento de projetos. O Gerente de Monitoramento e Avaliação da Continue

Case TRF 5

2 minutos O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), órgão do Poder Judiciário brasileiro, localizado em Recife, Pernambuco, passou a usar o NetProject. De acordo com Júlio César, Gerente de Projetos da empresa contratada para atender o TRF5, o órgão já trabalhava com o Gerenciamento de Projetos antes de conhecer o NetProject, no entanto, enfrentava alguns desafios antes de nos contratar. “Precisávamos de uma ferramenta que nos auxiliasse no acompanhamento e condução dos projetos, como também na organização dos times quanto à execução Continue