fbpx

Onde obter certificações de Gerenciamento de Projetos

Tempo de leitura: 3 minutos

Investir em sua carreira é certamente uma excelente maneira de se destacar no mercado. No segmento de GP obviamente não é diferente. Segundo o PMI – Brasil, um quinto do PIB mundial é gasto em projetos. Já deu pra perceber que este é um campo muito promissor, não é mesmo? Uma excelente maneira de turbinar seu currículo é ter certificações.

No próximo dia 23 de agosto estarei em Uberlândia falando justamente sobre as certificações no 1º Seminário de Gerenciamento de Projetos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. E para esquentar os tambores, resolvi falar um pouco sobre esse assunto aqui no blog da Seed.

Se você quer agregar mais valor ao seu trabalho, saiba que ser certificado, além de aumentar suas chances no mercado, é também uma forma de reciclagem.

Existem vários tipos de certificações, algumas mais complexas e outras nem tanto, mas para simplificar, fiz uma seleção de quatro entidades certificadoras:

Onde-obter-certificações-de-Gerenciamento-de-Projetos

1) Certificações do PMI

O PMI oferece um programa completo de certificações para Gerentes de Projetos para todos os tipos de escolaridade. Essa é uma grande vantagem, pois não é preciso ser formado nessa área para ter um título. Atualmente são seis credenciais acreditadas no mundo todo.

Para escolher qual é a mais indicada, é preciso se enquadrar de acordo com suas qualificações. É bom lembrar que nenhuma certificação é pré-requisito para outra.

Veja mais informações sobre cada uma delas nos links abaixo:

2) Certificações da Axelos  (GP + Tecnologia da Informação)

 

Se o seu foco é Gerenciamento de Projetos e é da área de Tecnologia da Informação, a Axelos tem o que você procura. Para o primeiro, são seis diferentes áreas do conhecimento – Gestão de Projetos, Gestão do Programa, Gestão de Riscos, Portfólio, Programa e Escritórios de Projetos, Gerenciamento de Portfólio e Gestão de Valor. Já para o segundo, temos o Gerenciamento de Serviços em TI.

Clique aqui e saiba mais.

3) Certificações IPMA

A graduação das certificações emitidas pelo IPMA vão de A a D e têm como base a experiência de quem quer se certificar. Uma grande vantagem dessa modalidade é que o profissional certificado é mais reconhecido pelo mercado, pois são medidas a capacidade técnica e a experiência através de avaliação de currículo e exames, portanto nesses casos é preciso ser formado em GP.

Clique aqui e saiba mais.

4) Certificações SCRUM

Como sabemos, uma outra forma de  conduzir projetos é com a Gestão Ágil. Para esses casos, uma certificação que recomendo é o SCRUM. Ele é geralmente utilizado em projetos com frequentes alterações de escopo.

Esta certificação é indicada para profissionais ou empresas que desenvolvem softwares. Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal: para desenvolver – e melhorar cada vez mais – nosso software de Gestão de Projetos, o NetProject, utilizamos recorrentemente esta prática e posso dizer que vale muito a pena. a. Se quiser saber mais sobre essa certificação, acesse o site da Scrum Alliance.