fbpx

O Martelo

Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem tem apenas um martelo como ferramenta de trabalho, todo problema é um prego. Não é mesmo?

martelo

Surge um problema e a solução é dar “marteladas” para acabar com ele, quando, por exemplo, uma chave de fenda serviria para ajustar o parafuso que está frouxo. Você já parou para pensar quais são os problemas da sua empresa? Se possuo ou domino apenas uma ferramenta (o martelo), mesmo que não seja adequado, vou tratar tudo como prego, dando as “marteladas”.

Na área de gerenciamento de projetos, muitas empresas usam o Excel e, até mesmo, o Power Point para gerenciar projetos! Para esse tipo de problema, é preciso um sistema eficaz de gerenciamento de projetos. Devemos ter uma “caixa de ferramentas” como o NetProject para resolver todos os “pregos” que podem aparecer em projetos.

Num mundo conectado, as empresas que conseguem superar as limitações (seja qual for) certamente serão mais competitivas do que as concorrentes. Torna-se cada vez mais importante desenvolvermos maneiras eficientes para compartilharmos informações, conhecimento e, principalmente, formas eficazes de conduzir o trabalho: com planejamento, estratégia, foco, organização. Para realizar essa tarefa, tem sido muito comum a adoção de ferramentas como softwares de gerenciamento de projetos.

O desafio da gestão de múltiplos projetos, vinculados à gestão estratégica da empresa, é superado com o uso do NetProject: elabore o Portfólio de Projetos da empresa, gerenciando objetivos e metas estratégicas, bem como priorizando projetos utilizando o que há de mais moderno no mercado.

Com ele você cria um mapa estratégico do seu projeto, bem como:

  • cronogramas;
  • mapas;
  • gráficos de alocação;
  • quadro Kanban;
  • organograma;
  • fluxo de caixa;
  • diagrama de rede;
  • análise qualitativa de riscos;
  • fluxo de documento automático e outros.

Um software de gestão de projetos, além da facilidade de uso, contribui para redução de custos, reforça a cultura do trabalho em equipe, aumento da produtividade e, ainda, permite que você acompanhe o seu projeto em tempo real com versatilidade, mobilidade e segurança em sentido amplo. O NetProject possui ferramentas de diversas escolas de gerenciamento de projetos: tradicional, ágil e visual.

Se sua corporação prega pelo uso do PMBoK, por exemplo,  o NetProject pode te ajudar. A forma de organização proposta pelo guia propõe a integração de dez áreas de conhecimento que controlam, de forma sistêmica, todo o ciclo de vida de um projeto, definindo que deve haver papeis e responsabilidades bem claros, limites de atuação de cada interveniente e transparência nas comunicações de toda a evolução do projeto aos interessados.

Em linhas gerais, as dez áreas que são a base da gestão proposta pelo PMBoK são: integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições, gerenciamento de pessoas envolvidas com o projeto.

E a metodologia Ágil?

Sim, o NetProject também pode te ajudar.  Essa metodologia preza que as equipes trabalhem juntas para atingir um objetivo comum. A forma de materializar essa proposta é considerando que pequenas entregas de valor individual agregam valor ao objetivo coletivo. Para que o objetivo comum seja alcançado, o framework propõe que as equipes evoluam para uma autogestão, de forma que cada colaborador tenha responsabilidade pelas ações sob sua condução e empenhe os recursos necessários para viabilizá-las proativa e autonomamente. Para favorecer esse tipo de atitude, o método prevê que seja dada visibilidade a todas as atividades em andamento ou já mapeadas no planejamento para estimular o engajamento dos envolvidos e o acompanhamento por parte de toda equipe, não só do gerente.

O modelo visual é uma metodologia robusta, porém simplista, de planejamento de projetos, a qual utiliza conceitos visuais da neurociência aliados a uma estrutura lógica de componentes que formam um plano de projeto. Tais componentes estão organizados em blocos de perguntas fundamentais (Por quê, O quê, Quem, Como, Quando e Quanto) integrados em consonância com a teoria que rege o gerenciamento de projetos. O NetProject também está adaptado para esse modelo metodológico.

Seja qual for o seu negócio, qual for o seu projeto. Você precisa de uma ferramenta eficaz de trabalho. Conheça o NetProject e surpreenda-se.

avaliacao-gratuita