NetProject: conheça o case do Grupo Via Shopping

O grupo Via Shopping Empreendimentos tem sua atuação voltada para o mercado varejista em Minas Gerais, desenvolvendo empreendimentos comerciais e de shoppings centers no estado. Diante da necessidade de uma melhor estruturação das demandas de projetos e priorização destes dentro do planejamento estratégico da empresa, o grupo Via Shopping procurou por soluções de gerenciamento de projetos como forma de garantir o controle sobre as informações relativas a estes. Um dos maiores desafios do grupo era a formalização de seus processos internos e a clareza e confiabilidade das informações relativas a estes, para que atuassem como ferramentas para a tomada de decisões estratégicas.

Solução

O primeiro passo tomado pelo grupo Via Shopping foi a implementação de um escritório de projetos em sua organização, através do qual, foram formatadas ferramentas e planilhas em Excel que contribuíssem para uma maior eficiência na gestão de projetos. O software de gerenciamento Netproject foi apresentado pela equipe comercial e analisado por esta consultoria responsável. Através de pequenos ajustes que garantiram uma maior eficiência dos processos, o sistema foi implantado em consonância com a metodologia e os conceitos já aplicados ao PMO do grupo, oferecendo os recursos necessários para seu sucesso, e conferindo a este maior controle e aplicabilidade.

O que mudou?

A implementação do NetProject como software de gerenciamento contribuiu não somente para as rotinas de planejamento do grupo Via Shopping, mas também para a comunicação interna e o acompanhamento detalhado de todas as fases do projeto, ou seja, informações relevantes e confiáveis, baseadas em uma metodologia comum a todos os setores da organização, passaram a ser distribuídas de forma organizada e eficiente aos membros da direção.

Quais foram os resultados?

O objetivo inicial da implementação do NetProject no grupo Via Shopping era oferecer à sua equipe de gestão um fluxo de informações que oferecesse segurança com relação ao status de cada um dos projetos, orientando a tomada de decisões internas, além de garantir que estes fossem priorizados de acordo com sua relevância para a empresa. Os resultados obtidos foram, porém, muito além dos objetivos iniciais:

“Com a metodologia implementada, a produtividade acabou sendo aumentada, uma vez que o foco das equipes passou a ser naquilo que era de interesse da empresa, bem como as decisões passaram a ser tomadas com maior agilidade, já que as informações chegam da devida maneira”.

Gustavo de Oliveira

Assessor do grupo Via Shopping Empreendimentos

 

No dia a dia da empresa, o gerenciamento de projetos tem como foco seus projetos de maior complexidade, cujo acompanhamento é realizado diretamente pelos responsáveis pelas atividades através da ferramenta. Além disso, são elaborados semanalmente relatórios de status, encaminhados aos principais gestores do grupo para análise.

Apesar de ainda não ser possível mensurar valores relacionados à implantação do Netproject, já é visível a economia de tempo e recursos humanos que o software conferiu aos processos da organização, substituindo a utilização de formulários e planilhas do Excel. O auxílio suporte oferecido durante a implementação do sistema garante o entendimento da metodologia e da plataforma por usuários e gestores e é apontado pelo Grupo Via Shopping como a principal vantagem do Netproject.

O que você achou do case NetProject Grupo Via Shoppig? Um software de gestão de projetos traria os mesmos benefícios para sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Sobre admin

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 15 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009. Atualmente é Coordenador de Cursos de Graduação da Faculdade COTEMIG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *