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Gestão eficiente de Projetos para o 1º setor

Tempo de leitura: 3 minutos

O planejamento estratégico se refere ao processo de identificação de metas, e a escolha de meios e ações para alcançar essas metas. Fazer bom planejamento estratégico e utilizar metodologias específicas de gerenciamento de projetos é essencial para avaliar e apoiar os projetos e organizações complexas do 1º setor. São muitas as  maneiras de fazer um planejamento estratégico para a gestão pública, mas quase sempre passa por uma série de passos mais ou menos padronizados.

Aqui está uma lista de ações ou tarefas de análise que devem ser feitas para o bom desenvolvimento do planejamento estratégico em várias áreas do Governo.

Ações e tarefas de planejamento estratégico

Diagnóstico e avaliação atual

Uma avaliação geral, política, histórica, econômica, social, sobre a situação da organização,

Missão

Identificar quais são as razões para a existência da organização ou grupo em que o projeto se encontra (por exemplo, servir o público, capacitar as pessoas) sua essência e história.

Visão

O que a gestão pública quer dentro de X anos, antecipar o estado ou a situação em que a organização deseja se encontrar dentro de alguns anos seria o ideal.

Valores

Quais são valores éticos e os fatores políticos que impulsionam os membros da organização e os princípios com os quais a organização opera.

A análise SWOT

A análise SWOT (Pontos fracos, Ameaças, Fortalezas e Oportunidades é uma técnica de análise amplamente estratégica. Uma análise SWOT pode ser útil se você não nunca feita.

Contexto

O contexto se refere a todo o planejamento e é essencial: os recursos (financeiros, humanos) com os quais conta, a situação do meio ambiente (as condições que devem ser cumpridas para o projeto ser realizado), etc.

Problema

Especificar qual é o principal desafio e os problemas que podem ser encontrados ao longo do caminho.

Objetivos

O importante é especificar o objetivo de forma detalhada e exequível (por exemplo mudar a economia local através de grupos de consumidores ou cooperativas de bairro).

Estratégias

De certa forma é a decomposição dos objetivos gerais em objetivos mais específicos e envolve uma série de estratégias ou decisões estratégicas. A estratégia é encontrar o caminho ou meio para um fim. Neste sentido, a estratégia deve as oportunidades identificadas no SWOT e fortalecer os pontos fracos, antecipando potenciais problemas e explorando novas oportunidades.

Ações

O nível de realização final, é definir ações ou projetos para cumprir os objetivos específicos do projeto. Por exemplo, o objetivo de “promover grupos de consumidores e cooperativas conhecidas de um bairro” é um objetivo que pode ser satisfeita com a ação “criar uma rede de vizinhança que abasteça a economia local.”

Agendamento

Uma vez que os objetivos e as ações da gestão pública são identificados é possível programar ações ou a duração dos projetos que pode se extender por vários meses. As datas no cronograma geral de eventos podem ser reunidas pelo contexto (reuniões anuais, período de férias, etc.).

Orçamento

Alocação de recursos para diferentes ações e grupos de trabalho voltados para projetos de gestão pública.

Indicadores e avaliação

Desenvolver ou identificar indicadores ou métodos de avaliação como uma estratégia de monitoramento. Os indicadores devem ajudar a responder a estas perguntas: Como saberemos que uma meta foi cumprida? Quantas ações devem ser desenvolvidas para cumprir uma meta?

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