fbpx

Gestão de obras. Quais as vantagens de usar um software para gerenciar construções?

Tempo de leitura: 3 minutos

Pense no projeto de uma grande obra: já imaginou o nível de recursos, capital humano e organização demandado para a concretização deste planejamento? É por este motivo que uma gestão de projetos eficiente se insere como fator fundamental para o sucesso de uma empreitada.

Uma boa dose de preocupação organizacional e de planejamento, de fato, é crucial para o andamento de obras de qualquer porte, principalmente no que diz respeito às de grande dimensão. Neste sentido, os softwares de gerenciamento vêm para facilitar e otimizar o trabalho dos profissionais responsáveis pelos projetos de construção, fornecendo inúmeros benefícios e aumentando a rentabilidade e a produtividade do processo.  Quer saber mais sobre as vantagens de se adotar um software para gestão de obras? Confira!

FIG_ENG_1

 

Integração e colaboração entre as equipes envolvidas

Uma das vantagens de maior destaque de um software de gestão de obras é a integração e o espírito colaborativo promovido entre os membros das diversas equipes envolvidas no projeto. Quando se trata de um sistema tradicional, esta cooperação fica comprometida, principalmente porque a equipe se encontra espalhada em pontos distintos. Através da adoção de um software especializado, não é preciso que funcionários se reúnam para esclarecer dúvidas – todas as informações importantes estão presentes no sistema para acesso de todos. Esta facilidade, deste modo, implica uma grande economia de esforços e tempo.

Neste contexto, todos os membros envolvidos no projeto podem se manter constantemente conectados e com acesso às atualizações simultâneas do processo, registrando dados de progresso, compartilhando documentos e informações e promovendo, em último nível, uma avaliação global e precisa da situação da obra em andamento.

A integração e o trabalho colaborativo se tornam ainda mais imprescindíveis quando o projeto em questão é uma construção. É uma particularidade dos projetos desta espécie fazer com que as diferentes partes envolvidas (proprietário, empreiteiro e demais entidades) tenham um trabalho unificado desde a concepção da obra até sua conclusão, o que pode gerar conflitos, desentendimentos e possíveis reivindicações. Lançando mão de um software, é possível conceder transparência a esta parceria e evitar o desencontro de informações e responsabilidades, uma vez que os pormenores podem ser debatidos online e em tempo real e os dados estão sujeitos a alterações e monitoramento sempre que necessário.

Melhor distribuição da carga de trabalho operacional

Esta vantagem é um desdobramento direto da integração promovida entre a equipe. Como todos os envolvidos se tornam responsáveis pela atualização dos dados referentes ao processo, os gerentes de projeto têm suas cargas de trabalho visivelmente diminuídas, tornando-se aptos, deste modo, a concentrar seus esforços nos quesitos mais estratégicos do projeto da obra.

Organização eficiente: projeto dentro do prazo e do orçamento

Atualmente, os profissionais da indústria da construção precisam contar com diversos fatores para o bom andamento de um projeto, tais como custo, tempo, produtividade do trabalho, tempo de resposta, dentre outros. Um software eficiente de gestão de obras é capaz de comunicar todas estas questões aos responsáveis, mantendo o projeto a par do cronograma e do orçamento previstos. O sistema, ainda, leva em consideração o monitoramento dos fornecedores e dos materiais recebidos.

Excelente alternativa para os gerentes de projetos de construção, o software de gestão de projetos promove a colaboração entre as equipes e o acesso à informação para todos, além de um monitoramento eficaz de gastos, prazos e recursos. Otimizando o tempo, aumentando a eficiência das tarefas e reduzindo os custos associados, esta ferramenta é indispensável para o gerenciamento e a concretização de projetos na área.