fbpx

Gerenciando Projetos de Vida

Tempo de leitura: 5 minutos

Nossa vida é norteada pelos nossos ideais, nossos valores. Todos temos planos, mas são realizados? Qual é o seu Projeto de Vida e como o Gerenciamento de Projetos pode contribuir para o alcance dos seus objetivos?

 De acordo com o PMBOK: “Um projeto é um empreendimento temporário desenvolvido para criar um produto ou serviço único”. O ciclo da vida é, sem dúvida, aderente a esse conceito. Afinal, dentre outras características, é temporário e único. Se assim não o enxergamos é porque, em geral, evitamos pensar em como será o final.

 Como ficaria, então, o tema Sucesso em Projetos, abordado nos dois artigos anteriores? Quais são as expectativas? Sob quais parâmetros poderíamos avaliar os resultados de uma vida? Por exemplo, a sua, a minha….

 “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, a frase conceito de Lewis Carroll, publicada em 1865, em Alice no País das Maravilhas, continua atual.


caminhando

Precisamos de Objetivos!

 

 Imaginemos que até chegarmos à fase da adolescência outras pessoas gerenciam nossos projetos de vida.  Mas, a partir daí, a condução é nossa. Podemos, até, consertar ou modificar o rumo no qual as coisas estão se encaminhando. Afinal aonde nós queremos chegar?

 ” Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas você pode começar agora e fazer um novo fim”, de acordo com  Chico Xavier.

 Numa visão empresarial clássica, que eu considero muito oportuna, é necessário que sejam estabelecidos objetivos que deveriam surgir de um Planejamento Estratégico. Isso, também, adequa-se a nós, pessoas físicas.

 Comecemos, então, pela Visão, definindo “o que queremos ser quando crescer”, passando pela Missão, a carteira de identidade, “quem somos e o que fazemos”, indo até os objetivos identificados com a Visão. Chega da síndrome de 31 de dezembro, quando colocamos nossos desejos para o início de mais um ano. Mas, como transformar sonhos, desejos, objetivos em realidade? A resposta é uma só. Precisamos de Projetos!

 “Visão sem ação não passa de sonho. Ação sem visão é só passatempo.

Visão com ação pode mudar o mundo” (Loren Eislen).

 Identifiquemos os nossos projetos. Seriam muitos? Provavelmente.

Precisamos do Gerenciamento de Projetos! Temos de executar os projetos certos da forma certa. Das entregas dos projetos e do alcance dos objetivos, dependerá o nosso sucesso.

 Como isso poderia ser feito na prática:

Suponha que, como produto do plano estratégico, as “áreas de negócio” tenham sido identificadas. No caso de uma pessoa física uma lista interessante seria, pelo menos: Saúde, Lazer, Educação, Financeira, Espiritual e Família.

Tabela

 Os objetivos com suas metas de prazo transformam-se em Projetos.

 Acho que assim fica mais claro, não é? Porém, como todos sabemos por experiência própria, não é fácil fazer isso acontecer.Então, quais seriam as melhores práticas de Gerenciamento de Projetos, que poderiam contribuir para aumentar as nossas chances de sucesso? Vamos falar das práticas emanadas pelo PMI – Project Management Institute – que, por meio de uma visão matricial e integrada, congrega 05 grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento) e 10 áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições e Stakeholders). É muita informação? Talvez sim. Mas, lembre-se que é o seu Projeto de Vida.

 Vejamos, neste artigo, de uma forma simplificada e sistêmica, o que pode-se fazer para você construir seu Projeto de Vida.

 Comecemos pelos Processos de Iniciação. Para cada projeto identifique o escopo preliminar da entrega final, a justificativa que a sustenta, e o objetivo que se almeja. Além disso, você deve identificar os principais stakeholders e suas expectativas, incluindo, obviamente, as suas.

 Na sequência, temos os Processos de Planejamento, que incluem uma visita a cada área de conhecimento. Você deverá apresentar o escopo detalhado da entrega final e representado em uma EAP – Estrutura Analítica do Projeto, um input importante outros processos. Um cronograma que contemple os principais marcos de entrega, recursos e custos. Agregando-se ainda requisitos de qualidade, planos de comunicação e riscos e as contribuições das outras áreas de conhecimento para obter o Plano de Gerenciamento do Projeto, base única de informação e referência do projeto.

Depois vem os Processos de Execução e Controle que, de forma concomitante e integrada, entram em ação para assegurar que a entrega do projeto estará de acordo com o planejado.Um ponto muito importante para o gerenciamento de projetos é o controle das mudanças que, por motivos diversos, certamente, ocorrerão. Avalia-se o impacto e verifica-se o tratamento mais adequado, que pode até provocar uma alteração no Plano de Gerenciamento do Projeto.

 Por fim, temos os Processos de Encerramento, que lidam com as lições aprendidas, tão importantes para o nosso crescimento e dos stakeholders mais próximos.

Acredito que, dessa forma, o Projeto de Vida estará muito bem encaminhado, mas uma premissa fundamental é que Você aja realmente como o Gerente do Projeto. Você é quem bate o bumbo e dá ritmo ao seu projeto. Sua atitude, comportamento, perseverança e capacidade de liderança são fatores críticos de sucesso para o alcance de seus objetivos.

 Deixe o Gerenciamento de Projetos entrar na sua Vida e seja mais Feliz.

 Senão, você estará fadado, como sentenciou Albert Einstein,“Fazer todos os dias as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade”, a não chegar a lugar nenhum.

 Mais uma vez, agradeço os comentários aos meus artigos anteriores, em especial à Teresa Christina.

 Vamos em frente…

Banner-Seed-728x90 - Base do blog