fbpx

Diferenças entre gestão tradicional e gestão ágil no Gerenciamento de Projetos

Tempo de leitura: 1 minuto

No dia 12 de outubro, além de Dia das Crianças, é o dia de minha palestra online no 1º Encontro de Experts em Gerenciamento de Projetos, o GP Experts. O evento é online e gratuito, além de ser totalmente apoiado pela Seed Intelligence Company. Falarei sobre a Gestão Tradicional de Projetos e vou esmiuçar o assunto para desvendar se estamos certos ou errados em utilizá-la.

Como uma preparação para o evento e também para esclarecer nossos seguidores, quero abordar a diferença entre a Gestão Tradicional de Projetos e a Gestão Ágil de Projetos, modalidade amplamente difundida ultimamente.

Gestão ágil de projetos

Gestão Tradicional de Projetos

Centrado nos processos e por atividade, esta forma de gerenciar projetos é destinado a projetos estáveis e com baixo nível de mudanças. Pode ser aplicado a qualquer projeto, mas tem seu poder potencializado em projetos de maior duração.

Seu planejamento é bem detalhado e os envolvidos não participam da sua elaboração, tem comunicação formal e acrescentar novos requisitos pode ser caro e demorado.

Gestão Ágil de Projetos

A comunicação entre os participantes dessa modalidade é informal e as mudanças são rapidamente incorporadas ao projeto. É um processo dinâmico onde o objetivo principal é orientado por produto e totalmente voltado para pessoas e não processos.

É melhor aplicado em projetos pequenos de até 10 pessoas e os envolvidos têm total participação em todo o processo de forma colaborativa.

O Gerente de Projetos

Esse profissional existe (e é necessário) em ambos os formatos, porém na gestão tradicional ele é responsável pela total condução do projeto e detém todas as informações. Já na gestão ágil ele tem o papel de facilitador, encurtando distâncias entre interessados.

Qual delas aplicar em seus projetos? Existe melhor ou pior? Tudo isso eu vou responder em minha palestra online no GP Experts. Faça sua inscrição pelo site www.gpexperts.com.br. O evento, que acontece só na web, começa dia 6 de outubro e é promovido pela Ignição GP.

 Banner-Seed-728x90 - Base do blog