fbpx

Confira esta lista com os principais indicadores de sucesso em projetos

Tempo de leitura: 4 minutos

Em tempos de globalização, onde as mudanças são céleres e contínuas, o sucesso de projetos é um fator cada vez mais crítico para o desempenho e competitividade do negócio. Os gestores, por sua vez, são desafiados a garantir o sucesso na implementação dos mesmos, visando atender os critérios de eficácia e satisfação do cliente. Contudo, de acordo com manifesto CHAOS 2012 elaborado pelo Instituto Standish Gruop, apenas 39% dos projetos atendem as expectativas iniciais, enquanto que 43% não funcionam como planejado e 18% são cancelados antes de sua conclusão. Frente a esse problema, o gerenciamento do desempenho adequado dos projetos torna-se um aspecto crítico para a reversão deste quadro.

E para entender de maneira mais rápida como está o projeto e como ele irá evoluir, assim como antever e minimizar possíveis crises, o gestor deve atentar-se aos indicadores de desempenho, que são fundamentais para acompanhar o gerenciamento de projetos de forma simples e efetiva. Basicamente, eles funcionam como fotografias instantâneas de projetos, que produzem uma visão clara dos mesmos em uma situação momentânea e em longo prazo, auxiliando no reconhecimento de tendências, nas tomadas de decisão e no alinhamento dos processos as estratégias do negócio. À seguir, conheça os principais indicadores:

Indicadores de desempenho

Entre os indicadores que ajudam a evidenciar se os resultados planejados foram alcançados, destaca-se o EVA (Earned Value Analysis), ou análise de valor agregado. Este compara o valor do trabalho efetivamente realizado ao montante inicialmente estimado na fase de planejamento, integrando para tal as áreas de custo, prazo e escopo. O referencial utilizado no EVA é a linha base do projeto, que reflete as estimativas planejadas para o seu orçamento. Outros indicadores de desempenho, como o ROI (Return of Investment), o CPI (Cost Performance Index) e o SPI (Schedule Performance Index), também são capazes de identificar os prazos e os custos envolvidos em um projeto, tendo como base a execução das atividades e os gastos planejados.

Para avaliar o desempenho de projetos, também são utilizados os indicadores financeiros, como o VPL (Valor Presente Líquido), também conhecido por NPV (Net Present Value). Este é considerado um poderoso instrumento para avaliação financeira, pois incorpora fatores relevantes de valor, tais como custos de capital e fluxos de caixa futuros. O VPL considera não apenas o valor dos ativos atuais, mas também o número dos fluxos futuros derivados dos investimentos existentes e dos projetos a serem realizados.

Indicadores de impacto

Estes medem o objetivo geral do projeto, tendo como base os resultados a longo prazo e sua contribuição para a empresa ou sociedade. O seu principal objetivo é avaliar se o projeto atingiu seu propósito central. Sua medição só poderá ser realizada após a conclusão do projeto, ou até mesmo em alguns meses ou anos posteriores ao seu encerramento. Como exemplo, podemos citar um projeto de redução de custos. Assim que as ações para a minimização de gastos forem implantadas, não será possível verificar se o objetivo foi atingido. Portanto, deve-se definir um período após a conclusão para avaliar se a meta de redução foi atingida.

Indicadores operacionais

Os indicadores operacionais são instrumentos de avaliação que permitem comprovar, de maneira prática e objetiva, a progressão de uma ou várias dimensões de um projeto diante das metas estabelecidas na fase de planejamento. Eles devem funcionar como ferramentas de monitoramento diário dos projetos, que fornecem informações quanto ao orçamento e cronograma dos mesmos.

Indicadores de efetividade

Estes avaliam os resultados das metas propostas em um determinado período de tempo, posteriormente a produção dos resultados dos projetos. Por isso, sua definição é complexa. Da mesma forma que o indicador de impacto, ele só medirá os efeitos após a conclusão do projeto. Ao final deste, deve-se observar se ele ajudou a organização a aumentar o faturamento, fidelizar o cliente, minimizar os níveis de absenteísmo, entre outros.

O que você faz para medir o sucesso de seus projetos? Já utilizou algum dos indicadores citados? Compartilhe sua experiência e conhecimento conosco nos comentários!