fbpx

Como lucrar com a construção civil em tempos de crise?

Tempo de leitura: 3 minutos

Toda crise antecede grandes mudanças. Isso é verdade para a macroeconomia, mas também se aplica às empresas em geral. O atual momento em que vivemos no Brasil tem trazido algumas dificuldades para muitas empresas, em particular no ramo da construção civil, que enfrenta uma economia arrefecida e uma significativa queda na demanda.

Esse cenário de crise faz com que se configure um momento propício a organizar e rever processos, e se concentrar ainda mais em um eficiente trabalho na condução de projetos. Em particular, é nesse momento que todos os grupos de processos do gerenciamento de projetos, conforme ensinados pelo PMBoK (Project Management Body of Knowledge), um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos publicado pelo PMI (Project Management Institute).

Em particular, os grupos de processos de planejamento e controle devem receber especial atenção, garantindo que sejam criados planos mais realistas, com menores chances de erro, e que sejam seguidos com firmeza. A especial atenção ao cronograma tem impactos significativos não só nos custos e na qualidade, mas também na eficiência e produtividade geral da empresa, que devem ser as maiores possíveis em períodos recessivos.

A lucratividade, como se sabe, é um resultado direto da eficiência e da produtividade. Por esse motivo, o foco no gerenciamento do tempo ganha tamanha importância para superar a crise, uma vez que as receitas tendem a cair nesses períodos, comprometendo os resultados das construtoras.

Gerenciamento profissional

Apostar na profissionalização do gerenciamento de projetos é uma forma eficaz de se garantir essa melhora em produtividade e a maior capacidade de gerenciar custos, prazos e qualidade. A utilização de ferramentas consolidadas pode garantir essa profissionalização, na medida em que são disponibilizados recursos que permitem que a empresa seja não só mais produtiva no gerenciamento de projetos, mas que também se torne mais assertiva.

Embora muitas construtoras possam contar com profissionais capacitados na disciplina de gestão de projetos, isso por si só não garante que sejam utilizadas as melhores técnicas e ferramentas. A adoção de uma solução profissional, entretanto, pode contribuir muito nesse processo, já que passa a disponibilizar recursos automatizados para a utilização das melhores práticas em projetos.

O gerenciamento do tempo promovendo eficiência

Gerenciar o tempo, como já visto, não quer dizer somente monitorar o cronograma de um projeto. Implica em um planejamento eficiente, onde se conheça o caminho crítico do projeto, por exemplo, evitando que atrasos ocorram, prejudicando o prazo final do projeto.

Respeitar os prazos em um contexto de crise é talvez uma das mais importantes regras para as construtoras. A desistência na aquisição de imóveis ocasionada por demoras na entrega pode parecer favor a empresa em um primeiro momento, mas se considerarmos as dificuldades enfrentadas pelo mercado, torna-se temeroso contar com uma nova venda.

Além disso, os atrasos fazem rolar certos custos fixos que podem encarecer a obra e diminuir a lucratividade. E menor liquidez em tempos de crise pode significar uma menor chance de sobrevivência.

Como sua empresa consegue ser mais produtiva em um ambiente de crise? Como está o gerenciamento do tempo em seus projetos? Sua construtora dispõe de uma solução profissional? Comente a seguir e compartilhe conosco suas experiências ou dúvidas.