Como acompanhar projetos à distância?

O mundo mudou. Mas ainda é impossível estar fisicamente em vários lugares ao mesmo tempo. No entanto, as corporações são cada vez mais globalizadas e espalhadas pelo mundo.

Tendo isso em vista, surge o desafio de alinhar os projetos da empresa, de conseguir trabalhar com eficiência e eficácia, mesmo ela estando em vários pontos. Por isso, surge a dúvida: como acompanhar os projetos à distância e, ainda, se ter bons resultados?

Antes de mais nada, é preciso ter uma estrutura organizada, coesa. Além disso, o gerente precisa conhecer bem sua equipe e conseguir mantê-la motivada. Para isso, é extremamente necessário manter reuniões periódicas: podem ser presenciais ou por videoconferência. Se precisar de uma ajudinha sobre como guiar o seu grupo de trabalho para apresentar resultados positivos, acesse o nosso blog.

O segundo aspecto é sistematizar o fluxo de informações. A comunicação precisa ser a mais assertiva possível e precisa circular. Ela representa um dos fatores mais importantes para determinar o sucesso de um projeto. A informação será um recurso fundamental e deve ser tratada como parte da estratégia. Transmitir a mensagem certa, na hora certa, utilizando uma metodologia de comunicação eficiente ajudará a agregar ainda mais confiabilidade ao projeto.

Por fim, é essencial utilizar ferramentas de gerenciamento e um software de Gestão de Projetos em nuvem que dispensa a instalação em disco rígido. Ele trará mais flexibilidade ao acesso por meio de diferentes dispositivos como computadores, tabletes e celulares. Essas aplicações vão permitir que o gestor coordene vários projetos e equipes simultaneamente, com padronização de indicadores.

Com o NetProject é muito fácil gerenciar projetos à distância

O desafio da gestão de múltiplos projetos, vinculados à gestão estratégica da empresa é superado com o uso do NetProject. Elabore o Portfólio de Projetos da empresa, gerenciando objetivos e metas estratégicas, bem como priorizando projetos utilizando o que há de mais moderno no mercado.

O NetProject funciona na nuvem. Essa característica é extremamente útil, principalmente, quando consideramos que as pessoas estão conectadas o tempo inteiro. É importante ter acesso ao andamento do projeto em momentos fora da empresa, como viagens a trabalho ou reuniões externas.

Outra vantagem desse tipo de instalação é a atualização do sistema, que pode ser feita de forma acelerada e segura, garantido a constante melhoria dos recursos disponíveis e as novidades compatíveis com o mercado e mais:
– Otimização do trabalho em equipe. Todos os membros podem observar o desenrolar dos projetos simultâneos, por meio de um painel de projetos;
– Atualização dos membros da equipe para aumentar a motivação;
– Acompanhamento de resultados, acabando com baixa produtividade, inconsistências, retrabalhos e atrasos.

Sobre admin

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é Mestre em Informática e graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 15 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009. Atualmente é Coordenador de Cursos de Graduação da Faculdade COTEMIG.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.