fbpx

Case TRF 5

Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), órgão do Poder Judiciário brasileiro, localizado em Recife, Pernambuco, passou a usar o NetProject.

De acordo com Júlio César, Gerente de Projetos da empresa contratada para atender o TRF5, o órgão já trabalhava com o Gerenciamento de Projetos antes de conhecer o NetProject, no entanto, enfrentava alguns desafios antes de nos contratar. “Precisávamos de uma ferramenta que nos auxiliasse no acompanhamento e condução dos projetos, como também na organização dos times quanto à execução das suas atividades diárias. Fizemos uma licitação e ganhadora foi a NetProject”, comenta.

O TRF5 ainda está no meio da implantação de alguns processos quanto ao PMO e as metodologias de Gerenciamento de Projetos. Para a implantação do NeProject, eles precisaram realizar alguns ajustes no software para que pudesse atender plenamente os requisitos solicitados. O que é perfeitamente possível, já que o NetProject é ajustável pensando na necessidade de cada cliente.

A partir do momento que a empresa começou a gerenciar Portfólio e Projetos com a plataforma do NetProject, eles passaram a dar visibilidade e transparências aos projetos que estão sendo executados na instituição. Para ele, a maior vantagem em utilizar a nossa plataforma foi a de “dar visibilidade e transparência acerca dos projetos que estão sendo executados na empresa”, comenta.

A principal ferramenta utilizada é o cronograma. Com essa ferramenta, é possível desenvolver o cronograma de atividades de forma visual, identificando sequências e fluxos de trabalho. Além disso, pode-se criar tarefas, definir dependências e durações apenas com os comandos de arrastar e soltar do mouse.

O Cronograma é uma das principais ferramentas da gestão tradicional de projetos, ele representa a distribuição e o encadeamento de tarefas necessárias para cumprir as entregas que foram definidas na EAP do Projeto.

O Cronograma é um gráfico que mostra as etapas (ou atividades) distribuídas em um calendário. É um retrato da cronologia do projeto, que se baseia nas decisões que foram tomadas quando o projeto foi planejado. A elaboração do cronograma é baseada no tempo que se vai demorar ao executar cada atividade. Essa estimativa depende de lógica, decisão, condicionantes externos e outros fatores, tais como, recursos, serviços de terceiros, perspectiva de planejamento e fatores incontroláveis.

Quando os cronogramas ficam muito grandes, somente é possível gerenciá-los com o uso de um software. Impossível fazer isso com anotações e até mesmo planilhas. Um software robusto de Gerenciamento de Projetos deve permitir os tipos de sequenciamento (Término -Início, Início – Término, Início – Início, Término – Término) bem como a utilização de calendários, adiantamentos e atrasos.

Uma visão interessante do cronograma é o Gráfico de Gantt – que consiste de barras desenhadas dentro de um calendário. Elas representam os períodos para a realização das atividades do projeto e é a ferramenta mais utilizada para planejamento e controle do tempo.

Conheça o NetProject!