fbpx

Case NetProject – COPEL

Tempo de leitura: 4 minutos

A COPEL (Companhia Paranaense de Energia) é uma empresa que atua no estado do Paraná gerando, transmitindo e distribuindo energia elétrica e fornecendo serviços de telecomunicação em praticamente todo o Estado. Desde o ano de sua fundação, em 1954, ela provê energia e soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade, visando principalmente ser referência nos negócios em que atua tanto no estado como no país.

E visando se alinhar às demandas da população e dos municípios e atender aos índices de confiabilidade exigidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a COPEL implementou em seu ambiente corporativo um PMO, que segue as práticas do PMI e tem como objetivo executar o planejamento estratégico da organização e preparar os profissionais em gerenciamento de projetos com cursos internos e externos para a certificação PMP.

Mas como o passar do tempo, a COPEL começou a sentir a necessidade de aperfeiçoar a sua estratégia de gestão de projetos e unir todas as principais informações relacionadas à eles. Por isso, os responsáveis pelo PMO deram início a uma busca por um software que lhe permitissem uma melhor visualização do portfólio como um todo. Daí, se depararam com o NetProject. Quer saber no que resultou a adoção desta solução? Então acompanhe:

Desafio: pouca visualização do portfólio como um todo

Hoje, a COPEL lida facilmente com uma significativa quantia de projetos. Mas há algum tempo atrás, ela precisava administrar todo o fluxo de informações sem dispor de uma ferramenta adequada. Por isso, o gerenciamento do cronograma costumava ser deficiente, o que demandava uma maior energia da equipe tanto na visualização do portfólio como um todo como no controle dos procedimentos de cada projeto.

E com a evolução da companhia e seu crescimento exponencial, novas questões começaram a surgir, como a forma como os responsáveis iriam gerenciar uma grande quantidade de projetos e ainda atender e visualizar as demandas que surgiam a cada dia. Estes desafios fizeram a COPEL a buscar uma solução que oferecesse uma visão global se seus projetos, para que assim os prazos e rentabilidade de cada um pudessem ser acompanhados.

Solução: centralizar todas as informações dos projetos

Todos estes desafios começaram a ser superados quando a COPEL começou a utilizar, após um processo de licitação, o NetProject, um software de gerenciamento de projetos que une as principais informações dos projetos e entrega os dados de forma clara e precisa. Com o NetProject, os gestores do PMO começaram a utilizar as informações geradas por ele para aperfeiçoarem a sua visão sobre todos os projetos da empresa.

“Obtivemos uma melhor visualização do portfólio como um todo, principalmente no que se refere ao desempenho físico e financeiro dos projetos, além da base histórica que está sendo gerada.” – José Antônio, Analista de Projetos da COPEL.

Os responsáveis também passaram a verificar o status do portfólio da empresa, a analisar os projetos que consomem mais recursos e a averiguar aqueles que estão “saindo dos trilhos”, podendo assim implementar agir proativamente e tomar ações corretivas antes que eles causem impactos diretos na organização. Com o software, eles passaram a tomar decisões em menor tempo e com um maior índice de assertividade.

Resultado: maior adesão de todos os envolvidos

Após a implantação do software, os responsáveis pelo PMO passaram por uma fase de adaptação em relação à geração de documentos da metodologia, cronogramas e indicadores financeiros dos projetos. Com o passar do tempo, eles começaram a colher os resultados gerados pela melhor visualização do portfólio como um todo e das informações estratégias fornecidas em tempo real, que acompanham a evolução dos projetos.

Segundo José Antônio, a maior vantagem em se utilizar o NetProject é a “centralização e o acesso as informações de projetos”. E quando questionado sobre a ferramenta disponibilizada pela plataforma que mais gosta, ele responde: Red Line de projetos. Nos próximos anos, a COPEL promete evoluir na sua área de gestão de projetos e, assim, colher muitos resultados positivos e se destacar na área em que atua com a ajuda do NetProject.

E então, está pensando em evoluir a sua área de gestão de projetos? Então faça como a COPEL e conheça o software NetProject! Se tiver ficado com alguma dúvida, escreva-a para a gente nos comentários.