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Abra-se para o mercado!

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando quero prospectar novos clientes utilizo diversos meios: LinkedIn, conhecidos, conhecidos de conhecidos, telefone, whatsapp (tenho usado muito!) e o e-mail. Já pensaram que o envio rotineiro de e-mails em ambientes de trabalho não tem nem 20 anos aqui no Brasil e parece que sempre existiu?

Antigamente tudo era feito por meio de carta e faxes. Se você não sabe o que é um fax, “dá um Google”. Felizmente, hoje tudo é na base da praticidade: um negócio pode ser fechado em menos de uma hora (ou muito menos que isso) por meio de mensagens eletrônicas. As vantagens do e-mail são múltiplas: você lê quando e onde quer, responde quando quiser, pode replicar para quantos colegas quiser sem custo algum e por aí vai.

Infelizmente com a banalização das mensagens e a quantidade de e-mails que recebemos diariamente, o bom uso dessa ferramenta tem sido frequentemente violado, fazendo com que ela seja quase desacreditada.

Eu não sei vocês, mas no ambiente corporativo tenho percebido que se o e-mail não trouxer implicação de responsabilidade para o receptor, as chances de ser ignorado são altas. Isso significa que o sujeito abre a mensagem, lê (muitas vezes com leitura dinâmica), fecha o e-mail e deixa pra lá. Simplesmente não responde.

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Dois caminhos

Voltando ao assunto inicial (prospecções), você certamente já teve que enviar um e-mail para alguém que não te conhece a fim de iniciar um relacionamento comercial. Sendo mais objetivo, quero focar em dois tipos de contato: para ser fornecedor e para ser parceiro.

Se você está em busca de uma parceria, tenha certeza  que o conteúdo da sua mensagem tem de ser extraordinariamente bom para quem recebe. Só assim a pessoa vai se interessar em respondê-lo. Ou seja, você que está oferecendo a parceria fica sem saber qual a opinião da empresa a respeito de sua proposta e não resta alternativa, tem de entrar em contato por telefone para conversar a respeito e descobrir o motivo da falta de resposta.

O resultado disso é um gasto desnecessário de tempo. Se quem recebeu o e-mail responder com a mensagem e o tom corretos, vai evitar perda de tempo para ambos os lados.

Agora, se você está buscando clientes oferecendo seus serviços ou produtos, além de ter que escrever um excelente e-mail, você precisará acender três velas para ter retorno do seu interlocutor .

Porta fechada

A conclusão que tiro disso tudo é que o empresário ainda é despreparado em termos de netiqueta (a etiqueta na internet) para atuar no mercado e com isso acaba trazendo problemas para si.  Todo mundo usa e-mail hoje em dia. Se você tem uma empresa, você tem um e-mail e se comunica por ele. Seus fornecedores também utilizam essa ferramenta. Integrar seu uso regular como uma correspondência formal da empresa é ser, no mínimo, profissional. Se você recebeu uma mensagem, por que não respondê-la? Pode ser um “não quero”, um “obrigado, não”, mas responda!

Não responder e-mails é dizer para a outra empresa que você está fechado para relacionamentos. Na economia atual, quem é cliente hoje vira fornecedor amanhã. Já pensou que o seu novo cliente – antigo não fornecedor que você ignorou – pode ter uma ideia errada de você, seu negócio e sua administração?

Pra resumir bem tudo que expus, tem um ditado que se fosse aplicado por cada um de nós teríamos um mundo muito melhor: “Faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a você”. A pessoa que te enviou um e-mail querendo oferecer um trabalho teve o cuidado de preparar algo de qualidade, está querendo mostrar seus serviços e, se você não se pronunciar, ela vai te ligar. Ela quer trabalhar!

Empresários, respondam seus e-mails. Vamos evitar o gasto desnecessário de tempo. Uma mensagem simples e direta pode demonstrar seu nível de interesse no que foi oferecido. Reserve também um tempo por mês para ouvir novas propostas de fornecedores. Você pode se surpreender, além de aprender um pouco mais sobre o mercado no qual atua. Já pensou que seu concorrente pode estar avaliando o serviço que você está desprezando?

Permita que novos contatos cheguem até você. Circule o nome de sua empresa. Seja melhor visto pelo mercado. Todos nós só temos a ganhar.

Eu gostaria muito de saber a sua opinião. Você prospecta por e-mail? Tem um bom resultado de prospecções? Quais são suas técnicas para conseguir novos clientes? Compartilhe conosco, vamos fazer uma rede de contatos e troca de experiências?

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