fbpx

7 coisas que um Software de Gestão de Projetos pode fazer, e você não sabia.

Tempo de leitura: 4 minutos

Gerenciar tarefas é uma atribuição básica de um software de Gestão de Projetos, mas sabia que é possível obter muito mais de uma solução deste tipo? Sabemos que o dia-a-dia de um Gerente de Projetos e de sua equipe é estressante, nada melhor que aproveitar ao máximo os recursos de computação mais recentes.

Vamos lá!

  1. Integração com ferramentas ERP (Enterprise Resource Planning): Que tal obter, automaticamente, dados sobre o andamento financeiro do seu projeto diretamente do ERP implantado em sua empresa? Através da identificação de centros de custo em tarefas e recursos, é possível comparar custos. Os custos planejados e de linha de base, armazenados no Software de Gerenciamento de Projetos com os custos empenhados, orçados e realizados vindos do seu ERP preferido, seja SAP, Totvs, Oracle ou qualquer outro. Para isso é preciso, claro, que seu Software de Gerenciamento de Projetos possua uma API (Application Program Interface) que permita a integração. Ah, isso se a integração realmente for possível. Temos visto algumas soluções de Gestão de Projetos que não permitem tal integração, seja por incapacidade do fornecedor ou até mesmo custos excessivamente altos.
  2. Uso de módulo “offline” para cronogramas: Não adianta, a performance de uma operação WEB ainda é menor que em uma operação local. Atualizar um cronograma de 10.000 linhas ainda é uma operação que é melhor executada localmente. Um Software de Gerenciamento de Projetos, além da operação via WEB, deve também  permitir a atualização de cronogramas localmente. Para isso, é necessário um bom algoritmo de sincronismo e que preferencialmente o usuário possa utilizar padrões comuns de cronograma em ferramentas desktop, como o famoso “mpp” do Microsoft Project.
  3. Auxiliar a remuneração variável da empresa: Já pensou em vincular o pagamento da remuneração variável de sua empresa, com Participação em Lucros e Resultados anuais, com os índices de CPI e SPI de projetos? Ainda melhor, que tal vincular com o CPI e SPI da carteira de projetos capitaneada pelo Gerente de Projetos em questão? Isso é possível, mas o software de Gerenciamento de Projetos deve ser capaz de organizar bem tempo e custo em projetos.
  4. Integrar Riscos e Custos: Se você é atento a Riscos em projetos e segue as melhores práticas propostas pelo Guia PMBOK, já sabe o processo. Identificar Riscos, Realizar a Análise Qualitativa, a Análise Quantitativa e Planejar a Resposta a Riscos. Entretanto é possível dar “vida” à Análise Quantitativa, retornando com os dados obtidos (Valor Esperado, Valor Melhor Caso e Valor Pior Caso) para sua Análise de Custos do Projeto.
  5. Premiar os melhores recursos do projeto: Quem mais entregou tarefas do prazo, quem mais economizou tempo na execução de tarefas, quem mais resolveu pendências de projeto no prazo. Estas são algumas métricas possíveis. Dê um peso a estas métricas e obtenha o “Funcionário do Mês” de seu Escritório de Projetos.
  6. Integrar o Canvas do Projeto aos demais documentos de Gestão do Projeto: OK, já está claro que o Canvas do Projeto é uma ferramenta a ser utilizada, com louvor, nos estágios iniciais do projeto. Agora, o que acontece se eu desejar prosseguir com a documentação formal do meu projeto? Copio tudo para o Termo de Abertura, a Declaração de Escopo ou o Plano do Projeto? Não! O Software de Gerenciamento de Projetos deve evitar a necessidade de lançamentos duplicados, sendo importante que os dados informados no canvas sejam automaticamente preenchidos nos demais documentos. Ah, claro, o versionamento destes documentos também deve ser executado automaticamente.
  7. Visão “temporal” do Projeto: Seu projeto é executado em um período de tempo. Que tal acompanhar em uma Linha do Tempo ou Timeline, os principais acontecimentos do projeto. Tarefas concluídas, marcos alcançados, ocorrências criadas, aprovações de clientes, várias são as possibilidades. O importante é que exista uma interface amigável que permita a inclusão de comentários sobre cada um dos eventos.

Viu? Estas são apenas 7 coisas que um Software de Gestão de Projetos pode fazer, e você não sabia. Que tal Gerenciar Projetos de Verdade? Conheça já o NetProject e pare de estourar prazos e custos do seu projeto.