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4 dicas para elaborar um bom planejamento estratégico para sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Em uma pesquisa divulgada recentemente pelo Serasa Experian, foi relevado que no primeiro semestre de 2014, surgiram aproximadamente 1 milhão de novas empresas no Brasil. A concorrência cresce em um ritmo acelerado, e as companhias que não se tornarem competitivas certamente terão dificuldades para sobreviver no mercado. Uma das formas para articular melhor as decisões da gestão, é a realização de um planejamento estratégico.

Esse planejamento, consiste na elaboração de um panorama completo da empresa para que o empreendedor tenha uma visão mais apurada acerca do seu segmento de negócio. Segundo o IBGE, aproximadamente 50% das empresas no país fecham as portas após 3 anos em funcionamento, fato que ocorre, dentre outros motivos, também pela dificuldades em se definir esse tipo de análise.

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É por isso que a equipe da Seed resolveu abordar nesse post, 4 dicas principais para elaborar um planejamento estratégico consistente na sua empresa. Confira:

1 – Avaliando o ambiente interno e externo 

Todo planejamento estratégico começa com uma avaliação a respeito da situação atual do negócio. Para isso, o empreendedor precisa saber exatamente em qual ambiente a sua empresa está inserida. Ao analisar sua empresa sob a ótica interna, a gestão deverá avaliar suas necessidades (mão-de-obra e receita necessária para pagar impostos, por exemplo) e vantagens competitivas (preços e qualidade do serviço ou produto, por exemplo). Enquanto que, ao investigar o contexto externo, deverá definir quais são as oportunidades oferecidas pelo mercado (financiamentos, mercado consumidor, etc.), e quais são as possíveis ameaças (concorrência, juros, etc.).

2 – Definindo metas e objetivos realistas

Outro passo importante na elaboração de qualquer planejamento estratégico é a definição dos objetivos e metas. A diferença entre eles é que, enquanto os objetivos são aspirações mais qualitativas e abstratas, as metas são todas aquelas definições mais quantitativas e concretas, como por exemplo; aumentar as vendas de um determinado período em X por cento. Neste contexto, se faz fundamental que, tanto metas, quanto objetivos, sejam definidos de forma realista e coesa, caso contrário, as dificuldades para alcançá-los poderá desestimular os colaboradores e até a própria gestão.

3 – Traçando uma estratégia consistente

Com as etapas anteriores definidas, é chegado o momento de traçar a estratégia para conseguir atingir todas as metas e os objetivos da empresa. Aqui é importante entender quais são as necessidades para pôr o plano em ação. Elas podem ser por exemplo; a contratação de pessoal ou a aquisição de um financiamento, para então dar prosseguimento com o planejamento estratégico. Vale lembrar que todo o processo precisa ser constantemente monitorado pela gestão para garantir a plena execução do planejamento.

4 – Modificando todo o processo

Por fim, é fundamental que o empreendedor tenha em mente que todo esse planejamento pode ser eventualmente modificado caso haja necessidade. Não podemos nos esquecer que, tanto o ambiente externo, quanto o interno, podem mudar no decorrer desse processo, novas análises serão necessárias nesses casos. Portanto, ao definir as metas e os objetivos, defina com clareza alguns prazos para a conclusão, e sempre revise todo o planejamento.

Você já tem um planejamento estratégico em mãos? Não perca mais tempo e tome agora mesmo as rédeas do seu negócio! Sempre acesse o nosso blog para ficar por dentro de mais novidades!

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