5 lições de gestão de projetos para empresas de TI

Focadas no desenvolvimento de novos produtos e serviços, as empresas de tecnologia da informação têm que operar sob condições bastante incertas. Para tal, uma boa dose de comprometimento e paixão pelo que se faz é realmente importante, mas não basta para o sucesso. Afinal de contas, os negócios de TI, como qualquer outro, demandam o uso de ferramentas eficazes de gerenciamento, seja para engajar o cliente, aumentar a produtividade ou administrar processos de inovação com êxito. É neste cenário que, ao longo dos últimos anos, Continue

O que é PMBOK?

A partir da década de 1950 e até a década de 1960, as práticas da administração de projetos, no nível operacional, foram compiladas e organizadas e transformaram-se em uma disciplina, ou seja, um corpo organizado de conhecimentos. Essa copilação foi resultado de um movimento liderado pelo Project Management Institute (PMI). Esse Instituto agrupou os praticantes e fizeram avançar a arte da administração de projetos. O resultado foi a produção do Guia dos conhecimentos sobre a administração de projetos (Guide to the Project management body of Continue

As carreiras mais promissoras para 2017

Crise econômica e alta no desemprego: o ano de 2016 foi marcado por dificuldades que impactaram as finanças do brasileiro e afetaram o mercado de trabalho, colocando em risco as oportunidades de crescimento na carreira. Orçamentos apertados e cortes de gastos foram situações recorrentes nas empresas, o que comprometeu os custos com o quadro de funcionários e a abertura de vagas para novos profissionais. A boa notícia é que 2017 promete reaquecimento em determinados setores que, mesmo com a crise, desempenham um papel importante na Continue

Cinco benefícios do kanban para a gestão de projetos

O Kanban é um dos métodos mais eficazes para permitir que os projetos progridam de acordo com o planejado. Ele é muito utilizado para gerenciamento de projetos e atividades, pois permite visualizar o desempenho da empresa. O Kanban é um sistema baseado na gestão visual e permite que colaboradores, líderes e gestores tenham uma visão ampla e rápida sobre o andamento das atividades. Utilizado por diversas empresas em todo mundo pelas vantagens e facilidades de ser implementado. De maneira geral, utiliza-se um quadro, físico ou Continue

Gerenciando conflitos em projetos

Os conflitos são quase inevitáveis quando se trabalha em equipe. Um projeto par atingir seus objetivos precisa de uma estruturada gestão de conflitos: tarefa complexa que exige muito tempo e competências específicas. Mas como obter sucesso na gestão de conflitos dentro da minha empresa e dos meus projetos? O primeiro passo é saber que os conflitos são inevitáveis e que, se adequadamente geridos, podem até trazer benefícios. Nessas situações é possível aprender sobre os outros e até mesmo sobre nós. Mas viver constantemente em desacordo Continue

Critérios para avaliar o desempenho de seu Gerente de Projetos

Um projeto é algo muito importante e certamente terá grande impacto em todos os envolvidos e especialmente quando falamos de projetos corporativos esses resultados podem ser ainda mais impactantes, gerando maior receita, melhorando o desempenho da equipe, minimizando custos ou qualquer outro que seja o objetivo do projeto. É por isso que estar atento à equipe responsável pela implementação do projeto é fundamental para garantir os resultados positivos. Geralmente quando uma empresa busca pela implementação ou manutenção de um grande projeto ela conta com um Continue

5 etapas para calcular e sanar os riscos em um projeto

Gerenciar um projeto é colocar de forma organizada e metodologicamente clara as etapas de uma ação com um objetivo específico, e assim como todo projeto, seja na vida, no trabalho, nos estudos e em todas as ocasiões que vivemos os riscos existem. Mas quando esses riscos são previstos a possibilidade de que eles impeçam o objetivo de ser conquistado é minimizada ou mesmo anulada. É por isso que está na hora de você aprender como calcular a quantidade de riscos que foram disparados em seu Continue

Canvas: dicas para estruturar os seus projetos

Quem tem algum empreendimento sabe das dificuldades de estruturar um negócio para que ele seja eficaz, lucrativo e sólido. A partir de agora, falaremos sobre o Canvas: como ele é usado para ajudar na estruturação de uma empresa e como pode ser útil no dia a dia do seu negócio. Uma ferramenta relativamente simples que ajuda a estabelecer uma definição melhor do empreendimento e direcioná-lo para a viabilidade, lucratividade, fidelização de clientes e a diferenciação perante o mercado. O Business Model Canvas nada mais é Continue

Calcular a quantidade de ocorrências/problemas levantados no projeto

Já entendemos que o planejamento com auxílio de ferramentas específicas, é imprescindível para o sucesso de um projeto. Mas não basta somente se organizar para cumprir metas e prazos. É muito importante prever problemas, e quando eles ocorrem, você deve saber como agir e delegar aos responsáveis a função de resolvê-los. Todo projeto é passível de riscos, em todas as fases. Mesmo contra nossa vontade, existe a chance de um erro se concretizar e causar efeitos negativos para certas atividades. Se a consequência disso for Continue

SCRUM ou PMBOK, qual o melhor para minha empresa?

Os projetos podem ser definidos como um conjunto de ações temporárias com o objetivo de criar um produto, serviço ou algum tipo de resultado único. Ele é tido como temporário, pois tem um início e fim definidos. Além disso, é considerado único já que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo específico. Como tudo na vida, um projeto precisa de organização e parâmetros. Por isso, existem algumas práticas que definem a melhor forma Continue